A Licença Maternidade é um direito da mulher que necessita de um tempo para cuidar dos seus filhos. Um recém-nascido precisa de cuidados como amamentar, dar atenção, carinho e amor. E para isso, é preciso de uma licença do trabalho para dar toda esta atenção para os filhos nos primeiros meses.

Como dar entrada na Licença Maternidade?

A mulher que está grávida deve cobrar seus direitos para poder sair de licença a partir do último mês de gestação. A grávida deve informar a empresa, onde trabalha, entregando uma cópia do exame que comprove sua gravidez.

A licença maternidade garante as futuras mamães o direito de se afastar do trabalho, por seis meses. E agora não são só as mães que poderão ter este beneficio os papais também poderão igualmente ter o direito da licença paternidade. A licença para os pais duram de cinco à 10, contados a partir da data do nascimento ou do acolhimento da criança no caso de adoção.

Os salários dos trabalhadores serão pagos mesmo estando de licença. Nos primeiros meses o salário será pago pelo instituto nacional do seguro social INSS, e o salário dos próximos meses serão pagos pela empresa, no qual trabalha.

Para requerer este benefício é necessário que a gravida faça o pedido via internet ou vá até uma agência da Previdência Social, apresentando os seguintes documentos (RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, uma cópia e um original da sua certidão de nascimento, cópia e original do atestado médico de idade gestacional e um comprovante de contribuição do INSS). Esses documentos são necessários para realizar a solicitação.

Receba mais sobre "Como dar entrada na Licença Maternidade?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



5 Comentários

  • claudineia franco vi says:
    sou de uba mg, a licenca maternidade é de 4 ou 6 meses? Me respondam po favor, obrigada
  • Elaine Cristina says:
    eh de 4 meses obrigatorio!
    e pode ser prorrogado ate seis meses porem varia de empresa pra empresa
  • vanusa says:
    gostaria de saber se tenho direito ao auxilio maternidade pois estou desempregada desde quando engravidei minha filha esta com um mes e meio.E como faço para dar entrada no beneficio.
  • Kelly Cavalcante says:
    olá.
    Como conseguimos um comprovante de contribuição do INSS?
    E sobre a documentação necessária, não precisa então do titulo de eleitor né?
    Desde já agradeço a ajuda.
  • Eduarda says:
    trabalho no setor publico, pelo que entendi é só eu me dirigir ao INSS e solicitar o beneficio tendo em mãos os documentos citados acima, mas, me surgiu uma pequena duvida, sou contratata e não carteira assianda como faço? e o comprovante de contribuição do INSS, como consigo, meu salario vem direto na conta.

    obrigado, fico no aguardo.



Faça um Comentário