Como decidir sua profissão

Teste vocacional não é mais a única forma de descobrir a profissão que deseja seguir.

Quando se chega à última etapa do ensino médio, as perguntas mais frequentes são qual profissão vai seguir, se irá prestar vestibular, se irá continuar na mesma cidade ou se apenas vai deixar acontecer. Mas decidir a profissão, muitas vezes, é difícil por não saber realmente do que ela trata.

Publicidade

Pesquise sobre as que mais te chamam atenção

Sempre há aquelas que você nunca faria, mas também tem as que você admira e, por vezes, já se imaginou nelas. Neste caso, pesquise na internet os seguintes itens de acordo com cada especialidade que deseja e anote tudo em um papel:

• O que faz?
• Onde Trabalha?
• Quanto ganha?
• Faculdade mais próxima da sua região.
• Vantagens e desvantagens.

Depois de avaliar estes quesitos na internet, filtre para as que estão próximas da sua realidade de estudo – aquelas que você pode prestar vestibular e correr atrás – somado com a que gostou de verdade e volte a pesquisar sobre profissionais dessas áreas perto de você.

Publicidade

Procure por quem já trabalha na área

São eles que vão tirar suas dúvidas, mas não procure mais de um. Acontece muito de um profissional formado ser frustrado em sua área porque estudou aquilo por falta de opção.

Veja se eles podem te dar alguns minutos para responder suas perguntas pessoalmente ou se até permitem te dar um dia com eles para acompanhar a rotina. É quando você acompanha um dia de trabalho de uma pessoa focada naquela área, que você descobre se tem alguma afinidade ou não.

Visite a faculdade que possui os cursos

Mesmo que ainda não tenha decidido qual vai ser o curso, visite a instituição que leciona os seus favoritos. Evite focar na parte de lazer como a cantina e a quadra, por exemplo. Procure saber um pouco sobre os horários, onde as aulas são dadas, se tem aula prática – a depender do curso – e se eles dão alguma ajuda com o estágio.

Ainda não se decidiu?

Então mude sua estratégia. Se ainda não decidiu mesmo já conhecendo sobre o assunto, então é porque você não possui afinidade com nenhum deles. Neste caso, pegue papel e caneta e responda a este questionário:

• O que mais gosta de fazer?
• Gostaria de se especializar no que você faz de melhor?
• Dedicaria seu tempo apenas para isso?
• Há alguma profissão que lida com isso?

Se a última questão não te trouxer uma resposta clara, você pode pedir ajuda para algum professor ou orientador pedagógico da sua escola para te ajudar a descobrir em que profissão os seus gostos se encaixam. Mas, caso não queira falar com um deles e, mesmo assim, não souber responder a última pergunta…

Faça um teste vocacional online

Este é o último que indico porque ele não dá o resultado certo na maioria das vezes. Mas como você já conheceu as outras dicas, tudo que precisa fazer é descobrir a área.

Um teste vocacional, por natureza, irá lhe fazer perguntas pessoais e relevantes sobre o que você gosta e o que você prefere. No final do teste ele te dará todas as profissões que o sistema considera ter haver com sua natureza, baseado nas respostas que você deu. Por isso, é importante não mentir e ser sincero na hora do questionário.

Espero que depois destas dicas você tenha achado a sua vocação. Mas não se desespere se chegar no meio do curso e descobrir que não é nada daquilo que você imaginou ou queria! Para não ser um profissional frustrado, pode concluir o curso, trabalhar na área apenas para alimentar a faculdade dos seus sonhos, pois uma pessoa formada tem muito mais chances e experiência do que um iniciante.

Publicidade

Comente