Como deixar a internet mais rápida

Ferramenta mais que necessária nos dias atuais, a internet também pode ser fonte de insatisfação.

A internet é uma janela para o mundo. Você pesquisa, fala com os amigos, assiste vídeos, ouve música, expõe suas opiniões e até participa de protestos virtuais. Mas uma conexão lenta pode provocar ataques de nervos até num monte zenbudista. Por isso, é preciso conhecer macetes sobre como deixar a internet mais rápida.

Publicidade

O método mais indicado para deixar a internet mais rápida

No Windows, clique em iniciar e em seguida executar.

Digite gpedit.psc, enter, escolha Configurações do Computador, Modelos Administrativos e Rede.

Publicidade

Escolha Serviços de Rede Ponto a Ponto. Clique em Agendador de Pacotes QoS e Limite de Reserva de Banda.

Selecione Ativado na aba Configuração. Digite 0 (zero) na linha Limitar % da banda. Clique em Ok.

Saia das Diretivas de Grupo e abra as Configurações de Rede, nas Conexões de Rede e Internet, no Painel do Controle. Clique com o botão direito do mouse na conexão em uso e escolha Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (em alguns computadores, esta função já está habilitada).

Feito isso, só é preciso reiniciar o computador.

Este é o procedimento indicado em ao menos oito sites (foram os que eu pesquisei), mas só verifiquei a internet mais rápida quando a navegação é feita no Internet Explorer. Não vi diferença no Google Chrome.

Internautas são sempre insatisfeitos. Quem nunca reclamou da velocidade de conexão, que atire a primeira pedra. Mas talvez a forma de como deixar a internet mais rápida não esteja em dicas e truques de especialistas, e sim num processador mais ágil ou na contratação de uma banda larga mais veloz.
Atenção! Há programas pagos que podem ser baixados na internet, garantindo até 60% de aumento na velocidade de conexão e navegação, mas o número de reclamações é muito alto e em alguns há denúncias de infecções do computador por vírus.

Procedimentos nada miraculosos no próprio PC
Mas nem tudo está perdido. Existem formas mais simples para deixar a internet mais rápida, e elas estão no seu PC. Em primeiro lugar, baixe um programa de limpeza, porque o programa residente do Windows é lento e fraco. Enquanto o Ccleaner e o System Mechanic, por exemplo, encontram e apagam 100 Mbytes de arquivos desnecessários, o “limpeza do disco“ encontra 2Mbytes. Use o programa de limpeza ao menos uma vez por semana, para apagar cookies, arquivos temporários, etc.

Vírus e spams, mesmo inofensivos, deixam o computador lento. Mantenha o antivírus atualizado.

Desfragmente o disco rígido ao menos uma vez por mês. Imagine uma biblioteca em que os livros retirados não voltam ao seu lugar. É mais ou menos assim que funciona o sistema de arquivos do Windows. Conforme você usa o PC, os arquivos vão se espalhando, deixando claros no HD. Com a desfragmentação, os arquivos em uso se aproximam, deixando o espaço livre para o fim do disco.
Quem tem banda larga deve baixar o Google Web Accelerator. Se a conexão é discada, a solução é o Easy MTU.

Publicidade

Comente