Como descobrir se uma foto é de um fake

Na internet existe muita gente bonita não é verdade? Seja no Orkut, Facebook ou Twitter, você encontra pessoas com belezas fora do comum e quando elas vem conversar com você, a dúvida é se essa pessoa é quem ela diz ser. Isso porque é comum a existência de fotos fakes, ou seja, fotos que são pegas da internet, em geral em sites como o Google Images, e que a pessoa utiliza como se fosse sua. Mas será que é possível descobrir se a pessoa é realmente a da foto?

Publicidade

Como descobrir se uma foto é fake

Para descobrir se uma foto é fake, o procedimento não é complicado, tudo que você necessita é de um site de busca reversa. Este tipo de site funciona como um site de busca comum, onde você pesquisa palavras e ele lhe retorna os sites que contém determinado conteúdo. Os sites de busca reversa fazem o mesmo, mas ao invés de palavras, você envia fotos e ele vasculha na internet fotos semelhantes a sua. Caso encontre uma quantidade considerável, você saberá que aquela foto era fake.

Para fazer isso você tem duas opções principais, o Google Image ou o Tiny Eye. Existem outras opções, mas estas além de gratuitas são as mais confiáveis.

Utilizando o Tiny Eye

Este site é muito simples de ser usado. Basta acessar o link. Ao entrar no site você irá ver duas opções: uma para você mesmo enviar sua imagem e outra para buscar através de uma URL.

Publicidade

Se você viu uma imagem na internet, pegue o endereço dela (isso pode ser feito com o botão direito do mouse) e digite no campo para pesquisa por URL. Se a imagem estiver em seu computador, clique na opção de escolher arquivo e envie sua imagem.

Basta clicar no botão “search” que ele irá fazer uma busca na internet e caso encontre resultados, será retornado para você a imagem e em qual site ela está.

Utilizando o Google Images

O Google possui em seu mecanismo de busca por imagem uma opção que funciona de forma exatamente igual ao Tiny Eye. Tudo que você precisa fazer é acessar o site e clicar no ícone que aparece uma máquina fotográfica.

Feito isso, assim como no Tiny Eye, você terá a opção de fazer o upload de uma imagem ou de inserir uma URL. Fazendo a busca ele irá localizar na internet todas as imagens semelhantes à foto que você enviou.

Publicidade

Comente