Como detectar uma mentira através da linguagem corporal

“Aprenda as técnicas que lhe auxiliam a saber se uma pessoa está mentindo”.

Saber se alguém está mentindo seria uma atividade crucial em qualquer área da vida, seja nos negócios, na política ou no amor. Qualquer um gostaria de saber quando está sendo enganado, mas será que isso é possível? As pessoas confiam muito umas nas outras, principalmente quando existe alguma relação afetiva entre elas, mas mesmo que as vezes necessitamos ouvir que nosso cabelo está lindo após um péssimo corte, há momentos em que é preciso saber a verdade. E os olhos podem ser um indicador importante para saber se alguém está mentindo.

Publicidade

Diz o senso comum que um mentiroso não é capaz de te olhar nos olhos. O problema é que os mentirosos já sabem disso e mesmo eles, ao contar mentiras, mantém sim o contato visual. Porém a forma que eles te olham e o movimento dos olhos podem ser muito eficazes na hora de descobrir uma mentira, apesar de não existirem métodos infalíveis. A melhor forma é combinar a observação do movimento dos olhos com outros sinais, como pupilas dilatadas, pessoas nervosas, tentar mudar de assunto ou simplesmente colocando algum objeto pequeno, como uma xícara de café entre você e ele.

Relação com a psicologia

Todos estes sinais não fazem parte do senso comum, mas parte de estudo da psicologia, que possui um ramo específico de estudo da linguagem corporal. Também contribuem para este estudo a neurociência e a PNL (Programação Neuro-Linguística). Estes estudos iniciaram com Charles Darwin no livro “A expressão das emoções em homens e animais”.

Publicidade

Estes estudos provam que é possível, através da linguagem corporal, encontrar técnicas que identificam mentiras. Claro que nem mesmo um detector de mentiras eletrônico é infalível, imagine você buscando estes sinais, mas é possível que você treine a busca de sinais não verbais e saiba através do padrão de fala e movimento dos olhos se uma pessoa está mentindo. É muito difícil conseguir diferenciar sinais verdadeiros daqueles da pessoa que de fato está sob forte stress e a única forma para você fazer isso é através de seus instintos. Lembre-se: os mentirosos são bem sucedidos porque queremos acreditar no que está sendo dito, portanto, para seu sucesso, tente sair e não se envolver tanto na situação.

Como detectar uma mentira através do movimento ocular

Pense numa pergunta e eleja alguém para fazer um teste. Para testar, procure perguntas onde você já saiba a resposta e pense se nesta pergunta a pessoa irá ou não responder a verdade.

Após perguntar, observe o comportamento da pessoa, perceba como ela ficou ao receber a pergunta, veja sua linguagem corporal, observe o movimento dos olhos e seu volume de voz. Quando você fez a pergunta, a pessoa ficou muito inquieta? Ela continuou olhando você nos olhos? Ela relaxou ou ficou nervosa em seu assento?

Avalia se a resposta da pessoa foi franca, se foi uma resposta direta ou se ela fez algum esforço para desviar a atenção de você, seja com um olhar para longe ou seja mudando de assunto completamente. Um mentiroso fará de tudo para se afastar de qualquer linha de investigação que faça ele ficar desconfortável.

E quando você fez a pergunta, a resposta foi imediata? Na mentira, a pessoa sempre vai pensar um pouco na resposta ou então tentar te interromper na pergunta, colocando outros argumentos, para ganhar tempo e achar uma resposta. Se a pessoa saiu com alguma desculpa, é porque seu inconsciente está lhe dizendo que algo está errado.

Além da pessoa tentar te interromper, se existem longos silêncios, é porque ela está tentando evitar dizer mais mentiras. Ou a pessoa pode se comportar de forma agressiva, desencorajando você a fazer novas perguntas.

O movimento ocular é o que, de fato, entregará a mentira. Concentre-se no rosto da pessoa, veja para onde ela olhou ao dar uma resposta. Se ela olhar para a direita, um pouco acima do canto superior esquerdo de seu rosto, ela provavelmente está mentindo. Está posição é contrária para pessoas canhotas.
A mentira, em geral, ocorre quando o indivíduo mentiroso olha para longe de você, como forma de proteger seu olhar. Ao observar todos esses pontos você vai descobrir se a pergunta que você fez é mentira ou não.

Publicidade

Comente