Como diminuir a retenção de líquido com a dieta

Sofrer de retenção de líquidos é a queixa de muitas mulheres. Veja como acabar com este problema fazendo a dieta correta.

Quem sofre de retenção de líquidos sabe o quanto este problema causa desconfortos. A barriga fica maior, os pés incham e é preciso escolher bem a roupa para poder disfarçar, isto quando é possível.

Publicidade

Se você é uma das inúmeras mulheres que passam por este problema, aposte na mudança de dieta. Sim, incluir certos alimentos no cardápio ajuda e muito a resolver a situação. Por serem diuréticos, têm o poder de varrer as toxinas do seu organismo. Anote:

Salsinha: diurética. Na dieta use temperando os alimentos ou fazendo uma infusão;

Melão, abacaxi, banana, laranja, feijão, lentilha, grão de bico: possuem potássio em grande quantidade, nutriente que ajuda a diminuir o inchaço;

Publicidade

Hortaliças verdes: a clorofila presente na sua composição auxilia a atenuar os efeitos da retenção de líquido;

Aveia, arroz integral, beterraba e cavalinha: estes alimentos são ricos em potássio, mineral que auxilia a circulação a funcionar melhor.

Habitue-se a tomar todos os dias quatro xícaras de chá diurético. Você pode optar pelo de hibisco, cavalinha, salsinha, chá verde ou branco, evitando adoçar. O cardápio que segue abaixo ajudará a você eliminar alguns quilinhos extras e a diminuir a maldita retenção. Confira:

CAFÉ DA MANHÃ

Opção 1:

1 copo de suco de limão, 1 colher de sobremesa de sopa de aveia e 1 fatia de pão integral com 1 colher de chá de azeite de oliva.

Opção 2:

1 copo de suco de maçã com 1 cubo de 1 clorofila caseira, 1 fatia de pão integral com 1 unidade de ovo.

LANCHE

Opção 1:

1 laranja com bagaço.

Opção 2:

1 fatia de mamão com 1 colher de sopa de aveia em flocos.

ALMOÇO

Opção 1:

salada de alface, rúcula e agrião, 3 colheres de sopa de couve refogada, 3 colheres de sopa de arroz integral com salsinha, 1 colher de servir de salada de grão de bico e 1 bife grelhado.

Opção 2:

salada de acelga com abacaxi em cubos, beterraba crua ralada e brócolis refogado, 3 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha de feijão e 1 colher de servir de frango grelhado em tiras.

LANCHE

Opção 1:

1 ameixa e 2 castanhas-do-pará.

Opção 2:

1 fatia de melancia batida com 1 rodela de gengibre mais 1 cubo de clorofila, 1 colher de sopa de chia e 1 castanha-do-pará.

JANTAR

Opção 1:

salada de folhas verdes, 1 colher de servir de abóbora cozida e 1 filé de frango grelhado.

Opção 2:

sanduíche aberto feito com 1 fatia de pão integral, 1 filé de frango grelhado, cenoura ralada, tomate, alface e 1 pitada de orégano.

CEIA

Opção 1:

1 maçã em cubos, salpicada de canela.

Opção 2:

1 xícara de água de coco batida com morangos, 1 colher de sobremesa de chia e 1 ramo de hortelã.

Os cubos de clorofila são bem fáceis de preparar. Limpe bem folhas de couve-manteiga e depois passe na centrífuga. Transfira o sumo para forminhas de gelo e deixe no freezer para endurecer. Desenforme à medida que for usando.

Publicidade

Comente