No dia a dia é bastante comum se deparar com indivíduos que executam com maestria o ato de dirigir um automóvel. Bem como por outro lado é comum encontrar os que não possuem um mínimo de conhecimento para proceder com tal atividade. É sabido que para dirigir um veículo em vias públicas, primeiramente se faz necessário o ingresso em uma escola de condutores, a fim de se conseguir obter uma CNH (Carteira nacional de habilitação). No entanto, é bastante interessante, embora não seja regra, ao entrar em uma dessas escolas, possuir de alguma maneira, pequenas noções básicas sobre como dirigir um carro.

Como dirigir um carro

Existem diferentes tipos de carros atualmente no mercado, o que de fato, pode resultar em pequenas variações na forma de dirigir um automóvel e outro, sobretudo os com câmbio automático, que dispensam a utilização do pedal de embreagem.

De modo geral, salvo em raras exceções até então, o ato de dirigir um carro se baseia em alguns fundamentos básicos e que sem os quais o veículo não sairá do lugar, lembrando sempre de deixar o carro em um local plano (sem aclive/declive) quando se vai praticar as noções básicas de dirigibilidade. Ao se posicionar ao volante e ativar o uso do cinto de segurança, é importante antes de dar a partida deixar o câmbio do automóvel na posição de marcha neutra que normalmente fica no ponto central do câmbio de marchas, pisar até o fim no pedal de embreagem, engatar a primeira marcha e ir soltando bem devagar o pé até sentir a vibração do motor e perceber o veículo se movendo, neste ponto é preciso soltar o pé da embreagem e pisar no acelerador, até o veículo pegar velocidade, em seguida pisar novamente na embreagem, passar para a segunda marcha e repetir o processo, sucessivamente até atingir a velocidade desejada, para reduzir a velocidade utiliza-se primeiramente o freio, e para parar totalmente e/ou estacionar se pisa na embreagem até o fim e controla a paragem pisando no freio.

Receba mais sobre "Como dirigir um carro" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário