Como economizar grana para comprar o que deseja

Aprenda como guardar seu salário para adquirir aquilo que você mais sonha.

A grana anda curta para todo mundo, mas com foco e disciplina você pode ter condições de comprar aquilo que deseja. Basta saber poupar. Como? Leia as dicas abaixo.

Publicidade

RELACIONE GANHOS E GASTOS

Ponha na ponta do lápis sua atual situação financeira e defina qual o valor real que você precisa para dar conta das despesas. Lembre-se que você não pode fazer o cálculo sobre a renda bruta, ou seja, seu salário sem descontos. Quem trabalha com carteira assinada ou mesmo quem é concursado possui muitos descontos como o previdenciário, imposto de renda, vale-transporte e assistência médica. Você precisa calcular sobre sua renda líquida.

ANOTE SEUS GASTOS

Quer saber se você está gastando demais? Anote detalhadamente todos os seus gastos. Cafezinho, supermercado, salão de beleza, manicure, roupas. Somente desta forma você terá uma ideia de onde está gastando desnecessariamente. Para facilitar, crie uma tabela e faça seus registros nela.

O QUE VOCÊ QUER COMPRAR?

Após definir o que você deseja, comece a investir. Foque seus sonhos em curto, médio e longo prazo. É importante estabelecer metas para não se perder no meio do caminho. Caso precise fazer algum ajuste, não há problema, desde que você não saia do seu foco.

Publicidade

LISTE O QUE VOCÊ DESEJA

Não importa que você esteja em uma situação financeira precária. Faça uma lista dos seus sonhos e ande com ela dentro da sua carteira. Uma vez por dia crie o hábito de olhá-la e visualize você alcançando seus objetivos. Isto faz um bem enorme e estimula a continuar lutando por eles.

PRAZOS

Organize os prazos para suas metas. Curto prazo pode ser até 1 ano. Médio, até 10. Longo prazo acima de 10 anos. Assim você tem mais condições de assumir seus compromissos e definir o tempo para honrá-los.

PRIORIDADES

Aprenda a poupar. Quando você receber seu salário, imediatamente reserve uma parte para o investimento. Quem tem um grande sonho sente mais motivação para economizar e investir acaba se tornando um prazer.

CORTES

Não existe poupança sem os inevitáveis cortes. Certamente você precisará fazer algum sacrifício em nome do seu sonho. Analise seu orçamento e verifique onde é possível proceder os cortes. Por exemplo, se você costuma almoçar fora todos os dias, experimente levar comida de casa. A economia será maior e você ainda pode se alimentar mais saudavelmente.

INVESTIMENTO

Quem não tem muita familiaridade em aplicar grana pode ter alguma dificuldade no início. Caso seu sonho seja de curto prazo, a dica é investir na poupança.

Quando for de médio prazo, a sugestão é aplicar em títulos do tesouro direto, CDB, fundos de investimento e até mesmo em ouro. Nos de longo prazo invista também no tesouro direto ou previdência privada. Na dúvida, procure pessoas especialistas no assunto. É seu sonho que está em jogo.

NEGOCIE

Em tempos de cortes e investimentos, negocie. Pechinche, peça descontos nas lojas, na escola dos filhos, enfim, organize estratégias para economizar mais e mais.

Publicidade

Comente