Como educar as crianças para cuidarem da alimentação

Há diversas maneiras divertidas de ensinar os pequenos sobre nutrição e escolhas saudáveis. Saiba mais.

Envolver as crianças em atividades visuais e fazê-las colocar a mão na massa pode ser uma boa solução para ensiná-las sobre nutrição. Desse modo será possível prender a atenção por mais tempo e transformar a aprendizagem em um jogo divertido. As crianças poderão levar essas lições com elas e irão incorporá-las em práticas cotidianas.

Publicidade

1- Cozinhe com elas

Uma forma divertida de ensinar as crianças a importância da uma boa alimentação é incluindo-os em uma aula de culinária. Desse modo, vai ensiná-las a usar ingredientes apropriados como parte de uma dieta bem equilibrada e saudável, especialmente se eles são responsáveis por preparar uma ou mais das suas próprias refeições em casa. Comece ensinando-as a escrever uma lista de ingredientes que excluem alimentos gordurosos. Peça para escolherem os pratos de uma refeição comum, como macarronada e optarem pelos ingredientes. Neste momento poderá apontar qual será o alimento mais apropriado para a receita e indicar quais devem ser evitados.

2- Leva-as ao mercado

Ensine-as a fazer uma lista de compras antes de sair de casa com tudo que será necessário para as refeições da semana. Se por exemplo houver pão na lista, mostre que uma opção pode ser levar um pão integral, por ser mais nutritivo. Se precisar comprar frios ou queijo, faça-as pedirem pelo presunto magro, ou peito de peru, e quanto ao queijo, considere o branco por ser menos gorduroso. Quando chegar em casa, prepare junto com elas um sanduíche com esses ingredientes, como sendo uma recompensa pela ajuda delas nas compras e pelo que aprenderam.

3- Quantidade dos alimentos

Use brinquedos para mostrar às crianças o tamanho das porções saudáveis para se alimentar. Compare o tamanho da porção de alimento para um brinquedo ou outro objeto, como uma bola de tênis, para que elas possam ver o quanto precisam comer para se satisfazerem. Peça às crianças para encontrar objetos em torno da casa que são do mesmo tamanho que a porção, assim será possível envolvê-las no processo e ensina-las, ao mesmo tempo.

Publicidade

Publicidade

Comente