Como educar corretamente o seu cachorro

Quando mimamos muito um animal de estimação, ele pode começar a não nos obedecer mais. Sendo assim, é muito importante saber como educar o seu cão, dosando firmeza com carinho.

Não importa se o cachorro é adulto ou filhote. Se não soubermos administrar regras ao animal de estimação, podemos ter surpresas desagradáveis, que podem ir desde móveis estragados até a falta de resposta a nossa autoridade.

Publicidade

Um dos maiores erros que os donos de animais que passam o dia inteiro fora de casa cometem é brigar com o seu bichinho ao chegar em casa e descobrir algum tipo de desordem. O cachorro só entende se é advertido na hora e com freqüência, ou seja, fazendo isso, o animal fica sem entender porque realmente está sendo chamada a sua atenção. Uma dica é dar um petisco para o seu cachorro quando perceber que ele está atendendo a um comando que foi dado.

Outra questão é aprender que tratar o seu cachorro com carinho não é mimá-lo como uma criança. Por mais que se goste incondicionalmente do seu bichinho, deve-se lembrar que ele é um animal e que se você não se posicionar como seu dono, ele achará que está no comando e que quem ditará as regras será ele. Isso não significa que não se deva brincar com o bichinho, comprar roupinhas e brinquedinhos. Pelo contrário, essas são demonstrações afetivas importantes que atestam o quanto o animal é realmente importante para você. Mas ao advertir o animal, o tom de voz tem que ser firme e não adianta ficar com remorso e fazer um carinho logo em seguida, isso só deixará o animal mais confuso.

Talvez a parte mais difícil seja ensinar o cachorro a fazer xixi ou cocô no lugar certo. Para quem mora em apartamento ou mantêm o cachorro dentro de casa, é recomendável o uso de fraldas higiênicas que são colocadas no chão e liberam um odor atrativo para o cão entender que ali é o local que ele deve fazer as suas necessidades. De início, o cachorro não entenderá que ali é o seu local de fazer as fezes, mas você pode induzi-lo toda vez que perceber que ele vai começar a fazer suas necessidades. No caso dele já ter feito o xixi, o ideal é que se molhe a fralda com o xixi e mostre para o cachorro, para que ele faça a assimilação. Geralmente pode levar até 2 semanas para que o seu pet aprenda que deve fazer as necessidades em um único local.

Publicidade

De uma forma geral, paciência, carinho, dedicação e ponderação são as palavras que definem o sucesso na educação de um animal de estimação.

Publicidade

Comente