Como elaborar uma lista de projetos para o ano novo

Toda virada de ano é a mesma coisa, fazemos vários planos sobre coisas que queremos mudar no ano seguinte: emagrecer, estudar mais, pagar as dívidas, etc. Nessa época costumamos criar uma lista pessoal de ‘projetos’ para o novo ano e, quase nunca a cumprimos. Por que será?

Publicidade

O maior problema dos nossos ‘projetos’ para o novo ano é que, na maioria das vezes eles não são de fato projetos e sim desejos soltos que se renovam a cada virada. Sendo assim, nos perdemos pensando naquilo que queremos alcançar sem pensarmos nas coisas que precisamos fazer para, de fato, alcançar o objetivo traçado.

Você já parou para pensar, por exemplo, que emagrecer não é um projeto de vida, e sim um desejo? Queremos emagrecer para nos sentirmos mais bonitos, mais saudáveis, mais satisfeitos com nossa autoestima, entretanto, isso é apenas um desejo que repetimos todos os anos. Na realidade, para se tornar um projeto, o desejo de emagrecer precisa incluir um passo a passo como: ir a um nutricionista, fazer uma dieta, frequentar uma academia, fazer 10 minutos de caminhada todos os dias, etc.

Assim, se você pretende elaborar uma lista de projetos para o novo ano, tente seguir algumas sugestões a seguir:

Publicidade

1 – Comece relembrando sua lista de projetos da última virada de ano. Observe o que você conseguiu realizar e o que não conseguiu. Tente pensar no motivo de não ter cumprido toda a lista;

2 – Escreva uma nova lista de projetos começando pelos seus erros no último ano. Por exemplo, se você gastou mais do que deveria e se endividou, inclua o desejo de gastar menos e pagar as suas dívidas;

3 – Transforme seus desejos em projetos incluindo o passo a passo de cada um deles. Usando o exemplo anterior, ao colocar que quer gastar menos e pagar suas dívidas, trace minuciosamente a forma como fará isso: quanto você recebe por mês? Quanto gasta por mês? Quais gastos você pode diminuir mensalmente? Onde você guardará o dinheiro a ser economizado? Quais são as suas dívidas? Em qual ordem deverá pagá-las? Pense em todos os aspectos do seu desejo e transforme-o em um projeto de vida. Para isso, responda perguntas como: quando, como, onde, quanto, etc.

4 – Seja realista consigo mesmo. Você acha que em um ano conseguirá comprar a sua casa própria com o salário que você ganha? Se estamos falando em projetos, e não em desejos de ganhar na loteria, não exagere no otimismo ou na crença de que a sorte mudará a sua vida. Na sua lista de projetos para o novo ano escreva coisas que dependem realmente de você, ou de pessoas que partilham o mesmo sonho que você, como seu cônjuge, por exemplo. Quer mesmo ter uma casa própria? Pense no valor médio que precisará para comprá-la e faça os cálculos. Pense nos valores de entrada, financiamento, o que você tem na poupança, quanto você recebe por mês e trace a sua meta para juntar o dinheiro, mesmo que isso represente apenas um percentual anual do valor total de seu objetivo.

5 – Coloque a sua lista de projetos em um local visível para você todos os dias. Isso não permitirá que você esqueça o que planejou para o novo ano e poderá, diariamente, trabalhar em função daquilo que almeja alcançar.

Depois de escrever uma lista de projetos palpáveis e realizáveis, faça uma lista de desejos, sonhos, vontades e todas as outras coisas que você quer muito, mas não poderá lutar sozinho por isso em menos de um ano. A partir daí, com a lista dos ‘impossíveis’ nas mãos vale qualquer coisa: pular três ondinhas, comer lentilha, virar o ano em oração, se vestir de amarelo ou fazer o que mais você acreditar, o importante é deixar sua esperança de coisas novas se renovarem nessa virada!

Publicidade

Comente