Como eliminar dores de ouvido

Descubra o que causa as dores de ouvido e como se livrar desse incômodo.

Se você sente algum dor, é sinal de que algo não está bem em seu corpo e ele está lhe avisando disso. E de todas as dores, podemos dizer que a de ouvido (otalgia) está entre a mais dolorida e incômoda, portanto, é preciso saber o que fazer para trata-la, como prevenir e também saber quais são as suas causas.

Publicidade

As causas

Muitos fatores podem causar a dor de ouvido. Até mesmo um mergulho na piscina pode fazer com que a água entre em contato com o seu ouvido provocando irritação. Esta irritação se deve não pelo cloro ou outros produtos químicos, mas principalmente pelas bactérias presentes na água, muito comum em piscinas públicas.

Outras causas podem estar relacionadas a infecções no ouvido, lesões devido a pressões, inflamação na garganta ou até mesmo nos dentes.

Qualquer situação que obstrua a parte interna do ouvido pode fazer com que ele acumule líquidos, gerando a dor de ouvido.

Publicidade

Dores de ouvido em crianças

As crianças são muito mais suscetíveis a dores de ouvido que os adultos e certamente esse tipo de dor em criança acarretará uma grande dor de cabeça nos pais. A otite é a doença mais diagnosticada em crianças depois do resfriado. Estimasse que 3 de cada 4 crianças de até 3 anos já sofreu com esse tipo de dor.

Em crianças, os cuidados precisam ser redobrados. Em muitos casos pode ocorrer a presença de pus, indicando perfuração no tímpano. Nessas situações, procure com urgência uma ajuda médica, que ele saberá o tratamento correto e os tipos de antibióticos necessários.

Como tratar casos não graves

Se a dor é leve e você ver que não é nada grave, você pode tratar em casa com uma compressa morna no ouvido, isso fará com que a dor seja aliviada. Deitar com o ouvido dolorido para cima irá relaxar a região afetada. As dores de ouvido, em geral, vem acompanhada com dores de cabeça e nesses casos você pode administrar comprimidos anti-inflamatórios próprios para isso, como aspirina ou tylenol.

Receita caseira

Faça você mesmo esta receita caseira que ajudará a aliviar suas dores de ouvido. Mas é importante lembrar que nada substitui um médico. Este é apenas um paliativo, que pode solucionar seu problema dependendo do caso. Como fazer:

Pegue três dentes de alho e ferva com água. Logo após levantar fervura, rale estes alhos e acrescente uma pitada de sal. Coloque toda solução em uma gaze e deixe agir sobre a sua orelha.

Publicidade

Comente