Como eliminar líquidos com a fitoterapia

A retenção de líquidos é um mal que atinge muitas mulheres. Confira como a fitoterapia pode ajudar você.

Presente na maioria dos alimentos, o sódio quando consumido em excesso causa uma série de males como hipertensão arterial e retenção de líquidos. A recomendação dos médicos é tirar o sal da mesa e tentar diminuir o consumo dos alimentos industrializados. Você perceberá como seu peso irá diminuir, o coração ficará mais saudável e os rins funcionarão melhor. Enfim, os benefícios são muitos e vale a pena.

Publicidade

Porém afastar o consumo do sal é um terror para muitos. Mas não devemos esquecer que o sal não é o único tempero que existe. Há outros que vão deixar sua comida bem mais saborosa. Anote a receita de um delicioso tempero caseiro e que irá dar um gostinho especial às suas refeições: meio quilo de sal light, 20 gramas de orégano desidratado, 20 gramas de manjericão desidratado, 20 gramas de hortelã desidratada, 20 gramas de salsinha desidratada, 20 gramas de cebolinha desidratada, 20 gramas de alho desidratado, 20 gramas de cebola desidratada e 20 gramas de alecrim desidratado. Misture tudo e seu tempero está pronto.

Outra opção são os chás multiefeitos. A função é favorecer o emagrecimento e manter a saúde. O preparo é igual para todos. Basta misturar todas as ervas na mesma quantidade. A medida é 1 colher de sopa em 1 litro de água fervente. Beba 1 xícara cinco vezes por dia. Anote as combinações que você pode fazer:

Retenção de líquido e hipertensão: douradinha, cavalinha, abacateiro, oliveira e mangaba, todas em pó.

Publicidade

Antiansiedade: mulungu, melissa, kawa kawa, centella asiática, chá branco e gengibre, todas em pó.

Redução de colesterol: alcachofra, folhas de urucum, folhas de oliveira, sete sangrias, fucus e dente-de-leão, todas em pó.

Compulsão por doce: garcínia, hibisco, chá verde, mulungu e gengibre, todas em pó.

Antidiabetes: pedra hume kaa, pata-de-vaca, pau tenente, jambolão, pholia magra e cavalinha. Com exceção da primeira, todas em pó.

Acelerar o metabolismo: canela, centella asiática, cúrcuma, gengibre, hibisco e romã, todas em pó.

Reduzir os sintomas da menopausa: cimicífuga, bugre, cavalinha, anis estrelado e gengibre, todas elas em pó. Acrescente amora em folhas.

Antiestrias e celulite: centella asiática, chá verde, gengibre, oliveira e cavalinha, todas em pó.

Confira um cardápio muito saudável para potencializar os efeitos dos chás de ervas:

Café da manhã: ½ mamão com 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada, 1 pote de iogurte diet, 1 fatia de queijo branco, 2 torradas integrais com 1 colher de sobremesa de requeijão light ou 1 fatia de queijo minas, 1 xícara de café com leite desnatado com adoçante.

Lanche da manhã: 1 maçã ou pera.

Almoço e jantar: 1 salada verde bem variada com brócolis, couve-flor, chuchu, vagem, cenoura, alface, agrião, rúcula, tomate, pepino, queijo branco, peito de peru ou presunto magro, 2 colheres de sopa de arroz integral, 2 colheres de sopa de feijão, 1 carne magra de sua preferência assada ou cozida, 1 verdura refogada (repolho, berinjela, abobrinha e quiabo).

Lanche da tarde 1: 2 fatias de abacaxi ou 6 morangos, 1 pote de iogurte diet, 2 queijos tipo Polenguinho light, 2 bolachas tipo Club Social Integral.

Lanche da tarde 2: 1 copo de suco de abacaxi com hortelã ou 1 copo de suco de melão com adoçante.

Ceia: 1 copo de leite desnatado com 2 colheres de sopa de gelatina diet pronta batidos.

Invista em uma alimentação saudável e ganhe mais qualidade de vida.

Publicidade

Comente