Como emagrecer caminhando

Caminhar é um excelente exercício para quem quer emagrecer. Veja como potencializar seu treino.

Aqueles quilinhos extras que teimam em não desaparecer da sua cintura podem estar com dias contados. Praticar caminhada é um exercício acessível a qualquer pessoa e cujos resultados são bem satisfatórios. Ficou interessada? Então siga as dicas abaixo e veja como dar um up na sua prática e obter efeitos mais positivos:

Publicidade

– Vá a um cardiologista para um check-up antes de iniciar a caminhada.

– Procure um tênis adequado. Se você tiver dúvidas, consulte amigos esportistas ou o vendedor da loja;

– Vista roupas apropriadas à prática, leves e confortáveis;

Publicidade

– Não inicie a caminhada em um ritmo forte. Vá devagar, caminhando suavemente;

– Exercícios ao ar livre são muito prazerosos, mas não se arrisque em dias abafados e de sol forte;

– Acostume-se a levar uma garrafinha de água para ser consumida antes, durante e depois do exercício;

– Em jejum jamais! Antes de iniciar a caminhada coma uma fonte leve de carboidrato, como suco, torrada ou fruta;

– Alongamento é fundamental. Alongue as pernas puxando o pé em direção às nádegas;

– Para variar o tipo de caminhada, cada dia procure um tipo de solo diferente como terra, areia da praia, asfalto, esteira da academia;

– Ao sentir dor ou desconforto, pare. A intenção é que você sinta prazer ao realizar seu exercício.

O segredo é intensificar a caminhada ou corrida, aos poucos, para os mais avançados, até virar rotina. Pessoas acima do peso devem maneirar um pouco mais e fazer esta atividade no máximo 3 vezes por semana. Mais que isto joelhos e tornozelos podem se ressentir. Veja o quadro abaixo e acompanhe a variação. É ela que irá acelerar o processo de emagrecimento:

Este tipo de treino que alterna exercícios intensos e leves faz com que a queima de gordura seja mais rápida que o treino contínuo. É perfeito para quem sofre com as gordurinhas abdominais, além de ajudar o coração. Mas atenção: um treino destes deve ter acompanhamento profissional. O esportista precisa estar saudável para aguentar o ritmo.

Se um dia você cansar de caminhar, há outra maneira gostosa de emagrecer. Lembra dos seus tempos de infância, onde pular corda era brincadeira favorita? Chegou a hora de reativá-la!

Porém, não pense que pular corda é assim tão simples. O condicionamento físico precisa ser melhor, já que o esforço é maior. Pular corda trabalha ombro, peito, bumbum e a panturrilha. Você sabia que pular corda durante 15 minutos direto, a perda de calorias pode chegar a 300?

A dica é esta: pule corda durante 30 segundos, descanse outros 30 e repita o procedimento vinte vezes ou vinte minutos. Você pode pular corda nos dias em que estiver enjoada de caminhar ou estiver chovendo.

Será que é tão difícil assim? Pratique exercícios se divertindo e os resultados não tardarão a aparecer.

Publicidade

Comente