Como emagrecer comendo aveia

Rica em fibras, a aveia é um importante aliado no emagrecimento. Descubra como emagrecer comendo aveia.

Quer emagrecer? Coma aveia. Um dos alimentos mais saudáveis que existe, o consumo frequente deste cereal auxilia o intestino a funcionar melhor, dá mais saciedade e diminui o colesterol ruim. Nas prateleiras dos supermercados você encontra três versões: farinha, flocos e farelo. Que tal preparar a aveia em diversos pratos deliciosos e ainda emagrecer? Anote as receitas abaixo e perca peso com saúde e sabor.

Publicidade

Bolinho grelhado de aveia e espinafre

Você vai precisar de: 1 cebola picada (70 g), 2 dentes de alho picados (20 g), 3 colheres (sopa) de azeite (40 ml), folhas de 1 maço de espinafre picadas (360 g), 60 g de queijo parmesão ralado, 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos (85 g), 3 claras, 1 colher (café) de fermento químico em pó (4 g) sal a gosto, noz moscada a gosto.

Como fazer: em uma frigideira já aquecida, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente espinafre e refogue até ele ficar murcho e a não haver mais água na frigideira. Quando esfriar, passe para uma tigela e junte os outros ingredientes. Misture bem até formar uma massa. Divida em 15 porções de mesmo tamanho, achatando cada uma como um hambúrguer, em um tamanho de aproximadamente 5 cm de diâmetro. Frite a massa dois lados em uma frigideira antiaderente até dourar. Rende 15 bolinhos, com 60 calorias cada um. Quem quiser pode optar por substituir o espinafre por couve-manteiga ou agrião.

Quadradinhos de aveia

Você vai precisar de meia xícara de chá de aveia em flocos, 2 xícaras de chá de leite desnatado, sal a gosto, 200 gramas de ricota em farelos, 1 xícara de chá de granola sem açúcar, 1 colher de chá de fermento em pó, 3 ovos, 1 cenoura ralada e 50 gramas de azeitonas verdes picadas.

Publicidade

Recheio: 150 gramas de cream chease light.

Para salpicar: 50 gramas de castanha-do-pará em lascas.

Como fazer: em uma panela misture aveia, leite e sal e leve ao fogo. Quando começar a ferver e engrossar, retire do fogão e espere amornar. Junte ricota esfarelada, granola, gemas e as claras batidas em neve, misturando bem. Metade da massa ponha em uma assadeira untada. Por cima salpique o cream chease e após coloque por cima o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura de 180 graus e deixe por meia hora até ficar com a consistência firme e corada. Quando ficar morno estará no ponto para cortar em quadradinhos. Para servir decore com folhas verdes e use molho de tomate e manjericão. Rende 12 porções, com 150 calorias cada.

Barrinhas de frutas e aveia

Você vai precisar de 150 gramas de ameixa preta picada, 150 g de damasco seco picado, 1 xícara (chá) de suco de laranja, 100 g de margarina light, 1/2 xícara (chá) de adoçante em pó, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos, 1 xícara (chá) de granola sem açúcar, 2 colheres (chá) de fermento em pó.

Como fazer: em uma panela, ferva o damasco, a ameixa juntamente com o suco de laranja. Espere amornar. Em outro recipiente bata a margarina e o adoçante e acrescente os demais ingredientes. Unte uma forma com margarina e polvilhe com aveia. Distribua a massa por toda a superfície e asse em forno médio por 20 minutos. Corte em formato de barras ou como você preferir. Rende 16 porções, com 110 calorias.

Publicidade

Comente