Um atestado de antecedentes criminais é um documento válido, por até 90 dias, que serve para informar a existência, ou não, de registros criminais encontrados nas bases informatizadas da Polícia Federal. Antes, quem quisesse um atestado desses, deveria ir, pessoalmente, até um órgão da Polícia Federal para emiti-lo. Desde 2008, entretanto, podemos encontrar esse tipo de registro no site oficial da Polícia Federal.

Como emitir atestado de antecedentes criminais pela internet?

Para emitir a certidão, a pessoa interessada deverá clicar em “emitir certidão” e preencher o formulário solicitado pelo site. Dentre as informações pedidas, estão dados como: nome, filiação, data de nascimento, naturalidade, número da carteira de identidade, número do passaporte (não obrigatório) e o CPF (tenha esses documentos em mãos). Veja aqui este formulário.

O atestado impresso da internet não possui validade oficial e é gratuito. Para validar a certidão, quando for necessário, o órgão ou instituição que determinar a apresentação da certidão ao requerente – a pessoa de quem trata o atestado – deve, também, ir até o site da Polícia Federal e escolher a opção “Validar Certidão” fazendo uso do número da Certidão, data e horário da emissão – essas informações se encontram no próprio documento.

A Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela internet pode ser validada, ainda, de uma outra forma, recorrendo a um cartório de notas legal.

Você pode conferir a página, na internet, em que seus dados são inseridos caso você tenha interesse na emissão de uma certidão de antecedentes criminais clicando neste link.

Receba mais sobre "Como emitir atestado de antecedentes criminais pela internet?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário