Como ensinar o seu cão a fazer xixi no local correto

“Aprenda a ensinar seu cão a fazer xixi no seu próprio local”.

Muitas vezes adestrar seu animal não é um luxo, mas uma necessidade. É o caso de ensiná-lo a fazer xixi no local correto. Mas apesar de adestramento ser algo feito por profissionais, ensinar coisas básicas não é tão difícil quanto parece, basta você saber como agir e o que fazer . Confira as dicas para você mesmo ensinar seu cão.

Publicidade

Determinando o local do xixi

O primeiro passo, é determinar o local que será o “banheiro” dele. Este local pode ser um pedaço da área ou um canto da sala, mas é importante definir este local.

Após isso, coloque todos os pertences do seu cãozinho, como água, brinquedos, cama e comida no lado oposto de onde ele fará as suas necessidades. No outro lado você vai colocar um tapetinho ou um jornal. Isso deve ser feito, pois o cão não vai querer fazer as suas necessidade no local em que brinca e dorme.

Para facilitar, compre um tapete próprio para ele fazer suas necessidades ou se não tiver como, coloque jornal e em cima pingue algumas gotas de “pipi-dog”, vendido nas casas especializadas.

Publicidade

Ensinando o local correto

Depois de feito isso, você irá levar o seu cão até o local onde você pingou e fazer com que ele cheire esses pingos. O produto vai causar uma reação no cão para que ele mije em cima, assim ele irá aprendendo o local correto.

Depois que ele fizer xixi em cima do jornal, deixe essa folha suja e coloque outra por cima. Faça sempre esse procedimento, deixando uma folha suja embaixo, até ele aprender a fazer xixi neste local.

Premie seu cão

Sempre que ele fizer xixi no local correto, faça um elogio, dê um petisco ou faça um carinho. E se ele errar o local, nunca dê broncas ou bata nele, pois ele pode ficar confuso com isso, achando que o errado é fazer xixi e acabar fazendo isso escondido. Se ele mijou onde não devia, aplique produtos neutralizadores de odor, para que ele não venha a fazer xixi naquele mesmo local.

Sempre que você for levar seu cão para passear, dê ordem para ele fazer xixi no gramado, vá ensinando aos poucos para que logo ele aprenda o local correto.
Se o seu cão não aprende de forma nenhuma e sempre faz xixi no local errado, você precisa verificar se não é nenhum problema urinário e para isso leve sempre ao seu veterinário.

Publicidade

Comente