Como entrar na Petrobrás

Maior empresa na atualidade e uma das 10 maiores do mundo segundo, a Petrobrás é uma referência no Brasil.

São várias unidades e postos espalhados pelo Brasil inteiro, para qualquer área, seja a técnica ou a administrativa, e frequentemente oferece vagas para profissionais qualificados. Com o pré-sal, a Petrobrás tem perspectiva de crescer bastante, assim como as oportunidades de emprego. Saiba um pouco mais sobre como entrar na Petrobrás.

Publicidade

A Petrobrás oferece vagas para profissionais e para estagiários. O processo seletivo dos dois é feito por concurso público, um dos mais disputados do país. A cada ano o número de inscritos aumenta, e alguns cargos chegam a ter mais de 20.000 candidatos para menos de 1000 vagas. Não apenas para a Petrobrás, mas para qualquer concurso é importante se estudar com antecedência. Existem concurseiros que estão há anos tentando entrar em órgãos públicos. Para a Petrobrás, geralmente antes de algum edital ser publicado já há oferta de cursos preparatórios.

No site oficial da Petrobrás, através do link, é informado sempre os concursos que estão em aberto e os respectivos editais em PDF. Há também uma série de jornais, sites e redes sociais que informam sobre os concursos e disponibilizam cursos, apostilas e vídeos preparatórios. Geralmente o concurso da Petrobrás segue o padrão de todos os outros concursos, com perguntas específicas e conhecimentos gerais.

O estágio também segue o padrão do concurso: o candidato, que deverá obrigatoriamente cursar uma graduação, ou no caso de trainee ser recém-formado ou ter se formado nos últimos dois anos, deverá realizar provas de conhecimento geral e específico, e se aprovado, pode passar por entrevistas e dinâmicas. Tanto para estágio como para cargo público, a remuneração é alta e o pacote de benefícios é grande. Os cursos que mais tem oportunidades são: engenheiros, geólogos, advogados, médicos, administradores e psicólogos, totalizando 56 profissões.

Publicidade

Publicidade

Comente