Saiba todos os detalhes de como conseguir uma bolsa no PROUNI.

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) é uma ótima oportunidade para quem deseja fazer uma graduação gratuita em uma boa universidade. Porém a estrada é longa e exige muita dedicação e empenho por parte do estudante.

Como entrar no PROUNI

Este artigo vai apresentar todos os passos que o estudante deve percorrer para conseguir uma bolsa de estudos do PROUNI. Desde a inscrição para fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) até o período de matricular-se na instituição e apresentar os comprovantes de renda para conseguir a bolsa parcial ou integral do programa do governo federal.

Para conseguir uma bolsa no PROUNI é preciso:

Inscrever-se para fazer o ENEM
Fazer as provas do ENEM
Conseguir a pontuação mínima
Inscrever-se no PROUNI pela internet
Ir até a faculdade escolhida apresentar os documentos necessários

Agora veja detalhadamente como conseguir uma bolsa no PROUNI

1º Inscrever-se para fazer o ENEM

É preciso estar atento para o período de inscrição do ENEM. É cobrada uma taxa de 35 reais no ato da inscrição. Sendo que alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas são automaticamente isentos do pagamento, assim como os alunos que fizeram a declaração de carência por possuírem baixa renda familiar.

2º Fazer as provas do ENEM

Não existe outro caminho para conseguir uma bolsa no PROUNI se não for fazendo as provas do ENEM e conseguindo a nota mínima exigida pelo sistema. Sendo que atualmente o ENEM é feito em dois dias. O exame é composto por 180 questões de múltipla escolha e uma redação, além de uma prova de língua estrangeira, cabendo ao aluno escolher entre inglês ou espanhol.

3º Conseguir a pontuação mínima

Serão dadas cinco notas no exame do ENEM uma para cada área do conhecimento que será avaliada. Ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e matemática, além da média na redação. O sistema fará um cálculo para cada curso de graduação, denominando assim a nota de corte para cada um. O cálculo é baseado na quantidade de vagas de cada curso e na média das notas dos alunos que se inscreveram no mesmo curso. Assim se sua pontuação no ENEM for maior que a nota mínima de corte do curso que você escolher, você certamente conseguirá a vaga no PROUNI.

4º Inscrever-se no PROUNI pela internet

Podem se inscrever no PROUNI:

  • Ter atingido a pontuação mínima de 400 pontos no ENEM e não ter obtido nota zero na redação.
  • Ter renda familiar per capita de 1,5 salário mínimo (bolsa integral) ou 3 salários mínimos ( bolsa parcial)
  • Não possuir curso de graduação
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola particular, desde que na condição de bolsista integral
  • Ser pessoa com deficiência

Ser professor efetivo rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.
5º Ir até a faculdade escolhida apresentar os documentos necessários

Após a inscrição o aluno será convocado a comparecer com toda a documentação necessária, inclusive com os comprovantes de renda. Se todas as informações estiverem corretas, o aluno será um bolsista do PROUNI tendo a bolsa integral ou parcial.
Sendo assim boa sorte e bons estudos!

Receba mais sobre "Como entrar no PROUNI" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário