Como escolher a melhor posição para dormir

Garanta um sono de mais qualidade escolhendo a melhor posição para dormir.

Dormir é revigorante. Mas para quem consegue. Muitas vezes a insônia é a companheira de muita gente que por motivos diversos, têm um sono de péssima qualidade. E o resultado todo mundo sabe: a certeza de que o dia seguinte será bem complicado. Segundo especialistas, dormir em uma posição mais satisfatória é de grande valia para o organismo, pois no outro dia ele estará mais saudável e disposto para enfrentar as tensões. Veja no texto abaixo dicas que ajudarão a você dormir bem melhor e acordar mais feliz:

Publicidade

Má circulação nas pernas

Se você faz parte do grupo que sofre com pernas inchadas e cansaço nas pernas quando chega o final do dia, a melhor posição para você dormir é deixando os membros inferiores ligeiramente erguidos. Para isto basta você colocar um travesseiro, almofada ou cobertor debaixo da panturrilha. Esta simples medida ajuda o sangue a retornar para as veias, facilitando a circulação e diminuindo o inchaço. Você sentirá uma sensível diferença ao se acordar.

Cólicas menstruais

Passar o dia com cólica é ruim, mas dormir com ela é péssimo. Para iniciar, coloque uma bolsa de água quente por cerca de 20 minutos na região uterina. E durma de lado. Esta é a melhor posição para quem sofre de cólicas. Dormir de bruços pressiona a região e dormir de barriga para cima alonga a pelve. Faça o teste.

Congestão nasal

Dormir com o nariz entupido ninguém merece. Aliás, isto é certeza de que a noite será muito mal dormida. Dormir com a barriga para cima aumenta a circulação de sangue pela carne esponjosa do nariz. Aí ele incha, entope e você não respira bem. Então, o melhor mesmo é deitar de lado. Se o lado direito entupir, vire para o esquerdo. Se for o lado direito, inverta a posição.

Publicidade

Refluxo

O refluxo provoca uma sensação muito ruim e não dá para dormir sentindo o alimento querer voltar. Para evitar que a comida volte do estômago para o esôfago, durma com dois travesseiros. Ou durma do lado esquerdo por motivos anatômicos, pois esta posição ajuda a esvaziar o estômago. Acostume-se também a ir para a cama duas horas depois de fazer a última refeição, sem exagerar muito.

Dor nas costas

Para ter uma noite tranquila, trate de alinhar a coluna. Portanto, durma de barriga para cima, alojando um travesseiro debaixo dos joelhos. Se preferir, fique de lado com o travesseiro no meio das pernas. Nada de dormir de bruços. Esta posição faz mais carga na coluna, principalmente na lombar.

Bruxismo

Já virou rotina acordar com dor de cabeça ou na mandíbula? Isto é sinal de bruxismo. Não durma de bruços, pois assim há a tendência de encurtamento dos músculos do pescoço e com isto, alteração da posição da mandíbula. A solução é simples. Durma de lado.

Publicidade

Comente