Como escolher frutas

Cada variedade tem uma peculiaridade. Descubra como selecionar frutas em feiras e mercados

Por vivermos em um país tropical, a grande variedade de frutas, legumes e verduras disponíveis em mercados e feiras livres é imensa e cada mês um novo produto entra em safra, garantindo preços mais baixos e presença mais forte na mesa do brasileiro.

Publicidade

Todavia, quem está começando a dar os primeiros passos na vida longe da casa dos pais pode encontrar dificuldades na hora de escolher o que comprar e pode acabar saindo no prejuízo ao adquirir uma fruta muito verde ou que já passou do ponto.

Laranjas e limões, por exemplo, devem ter casca fina e brilhante para mostrar o quanto são caldalentos, rendendo bons sucos. A coloração também deve ser uniforme.

Os morangos devem ser comprados sempre bem vermelhinhos, indicando que estão maduros. Todavia, nem sempre a cor é garantia de dulçor e atenção com os morangos que ficam na parte inferior da caixinha, já que quase sempre acabam amassados e estragados.

Publicidade

Goiaba e pera são frutas que amadurecem fora do pé. Assim, se o consumo for imediato, prefira as goiabas de coloração verde clara, uma vez que as escuras estão verdes e as amarelas, passando do ponto. A pera deve ter coloração uniforme e o cabinho é indicativo de sua maturação: quanto mais ressecado, mais madura está a fruta.

Para comprar boas maçãs basta prestar atenção em sua aparência. A casca deve ser lisa e a cor, uniforme. Descarte as amassadas.

A escolha do melão sempre causa dores de cabeça na maioria das pessoas, pois não é algo muito simples de ser feito. No caso do Orange e daquele que parece ter uma rede branca na casca, pode-se apertar levemente a parte frontal para ver se está macia, indicando maturação. Ainda assim, o cheiro da fruta é que vai dar os verdadeiros indícios de amadurecimento. Melão maduro é perfumado. No caso do amarelo e do pele de sapo, o sinal é o peso: os melões ficam mais pesados quando maduros.

Para saber se o abacaxi está no ponto de consumo, basta observar as listras de sua casca. Se elas estiverem bastante espaçadas, significa que a fruta está doce. Se puxar as folhas da coroa e elas se soltarem com facilidade, então o abacaxi está maduro.

Caju e manga devem ser observados para saber se estão no ponto, sendo que a manga pode ser ainda apertada levemente: se estiver muito firme, ainda não amadureceu.

Publicidade

Comente