Todos sabem que criar um excelente nome para seu negócio não é nada fácil, mas sim imprescindível. A própria consultoria Global Branding, para desenvolver uma marca cobra US$ 50 mil. Mas quando falamos em desenvolver, nos referimos a um nome que chame atenção dos clientes, algo que seja significativo no mercado atual. Pois bem, pensando em tudo isso é que passaremos algumas dicas de como escolher o nome certo para sua empresa.

Como escolher o nome certo para sua empresa?

As dicas são do fundador da consultoria citada anteriormente – José Roberto Martins.

1 – Analise qual é o posicionamento da marca
Muitos empreendedores criam uma marca para seu negócio com as iniciais dos nomes de seus sócios, família ou utiliza uma palavra pela qual tem determinada simpatia. Porém, a linha de raciocínio não deve ser essa, é importante pensar em algo que remete a atividade da empresa, mas lógico que diferenciando dos concorrentes atuantes no mesmo segmento.

2 – Simplificar é a melhor forma
Hoje encontramos no mercado empresas como: Apple, eBay, Nike. Twitter e outras. Já segundo Martins “Os melhores nomes são curtos, fáceis de memorizar e pronunciar”. Importante evitar nomes muito extenso e complicado, eles podem confundir seus clientes.

3 – Atenção com conotações negativas
Muito cuidado ao escolher nomes, evite aqueles que possa ter relação com algo negativo. Como o caso de uma empresa asiática que escolheu como sigla KKK, talvez não soubesse que se tratava de um acrônimo de uma racista seita dos Estados Unidos, de nome Ku Klux Klan.

4 – Não dê bola aos modismos
Não faça questão de termos atuais para fazer parte do nome, evitando ficar ultrapassado no futuro. Pois segundo José Roberto, “Muitas empresas colocaram ‘tel’ e ‘digi’ para associar seus negócios a tecnologias que estavam no auge, e seus nomes hoje soam ultrapassados para nós”. “Uma boa olhada na lista telefônica mostra que esses prefixos ou sufixos não trazem nenhum diferencial a uma marca”, finaliza.

5 – Evite pronúncia complicada
Escolha um nome que não seja difícil de pronunciar, evitando que seus clientes tenham que sempre procurar pelo nome escrito para conseguir lembrar ou quem sabe, só assim conseguir ler. Além de causar certo transtorno ao procurarem pela empresa na internet, comentar e quem sabe até ao indicar seu serviço a alguém, evite que as pessoas gaguejem na pronuncia.

6 – Use a imaginação
Muitas empresas desenvolveram novas palavras para nomear seus negócios, prova disso é Google e Flickr. Algo que para Martins, as pessoas devem pensar muito além do óbvio para determinado destaque, e completa, “Um bom dicionário possui, em média, 400 mil verbetes. Desses, não mais que 50 mil poderiam ser utilizados como marcas ou nomes de empresas. As opções estão cada vez mais escassas”,

7 – Disponibilidade do nome
Após a escolha, chegou o momento de verificar sua disponibilidade no site Registro.br. Estando disponível busque informações no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) para registro do nome como sendo definitivamente seu.

Boa sorte com seu novo negócio!

Receba mais sobre "Como escolher o nome certo para sua empresa?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Um Comentário

  • maura lasmar says:
    oi .pretendo montar um sacolão de verduras,mais quero um nome diferente de hoprtifrut,saladamista,entre outros..nomes comuns.

    vocês podem me ajudar a escolher um nome legal e bem criativo.

    no meu sacolão pretendo colocar outros produtos também como:açogue,uma mini mercearia,coisas direta da roço bem caseira tipo linguiça,mussarela e pinga.

    por favor você pode me ajudar?



Faça um Comentário