Como escolher o pão certo para consumir

Pão é um alimento que não pode faltar na mesa de muita gente. Se você tem problemas com a balança, aprenda escolher o tipo certo.

Um pão quentinho com margarina, geleia, mel ou qualquer outra cobertura é de dar água na boca. Difícil de resistir a essa tentação, o pão pode ser um dos responsáveis por aquelas gordurinhas extras na cintura. Os pães preparados à base de farinha integral são indicados para quem quer levar uma vida mais saudável ou está precisando perder peso. Se ele for enriquecido com ferro, fibras, ácido fólico e outros nutrientes melhor ainda.

Você pode comer pão durante sua dieta sem problema algum, mas para isso peça orientação ao seu nutricionista. Os pães preparados com farinha integral possuem mais fibras e elas produzem maior saciedade. Além disso, melhoram o trânsito intestinal e previnem o risco de câncer nessa região. Outro ponto a favor dos pães integrais é o maior número de vitaminas e minerais. O fato de conter menos índice glicêmico contribui para quem quer reduzir o peso.

Publicidade

Para emagrecer, opte por pães preparados com cereais e grãos. Porém consulte o rótulo, pois algumas sementes são fontes de gordura e, mesmo sendo do bem, apresentam mais calorias.

Outro detalhe muito importante é a hora em que você vai ingerir o pão. Prefira comer pela manhã e pela tarde, evitando os finais de tarde e a noite, já que nesses horários o gasto enérgico do organismo é menor. Isso não quer dizer que você não possa comer pão à noite. Ao invés de jantar, coma um sanduíche recheado de proteína (carne magra) e salada (fibras). Não coloque pastas, maioneses e creme de leite para não aumentar as calorias e por não serem saudáveis;

Publicidade

Há pessoas que não conseguem se adaptar ao gosto dos pães integrais. Algumas têm verdadeira aversão. Se você é uma dessas pessoas experimente comer pães com sabor de iogurte, aveia, linhaça e cenoura. São tão deliciosos que você vai esquecer rapidinho o pão branco.

Confira as calorias médias dos diversos pães encontrados nos supermercados:

– Integral: possui em torno de 80 calorias por fatia. Contém fibras, melhora o trânsito intestinal e dá mais saciedade;

– Pão francês: possui em torno de 135 calorias por fatia. É feito com farinha refinada e absorvido mais rápido pelo organismo, o que causa uma redução do poder de saciedade;

– Centeio: com 119 calorias por fatia, é rico em sais minerais e fibras;

– Iogurte: apenas 47 calorias por fatia. Produzido com leite fermentado, seu sabor é mais docinho;

-? Grãos: têm 60 calorias por fatia, aumenta a saciedade e o melhora o funcionamento intestinal.

Publicidade

Comente