Como escolher os temperos do churrasco

O mais tradicional prato da culinária gaúcha agrada a muita gente. Quer saber como deixá-lo melhor ainda? Então veja como escolher o tempero certo.

O churrasco, prato preferido de dez entre dez gaúchos, também possui adeptos do norte ao sul do Brasil. Para que ele fique mais saboroso, é necessário caprichar no tempero. Quem é bom assador ou pretende aprender um pouco mais sobre a arte de preparar um churrasco, deve ler o texto a seguir e descobrir os segredos do prato mais tradicional do Rio Grande do Sul.

Publicidade

SAL

Opte pelo sal grosso. Antes de assar, distribua o sal por toda a carne. Preste atenção quando a carne começar a transpirar. Este é o momento certo para levá-la para a churrasqueira. O excesso de sal deve ser evitado, bastando remover com as mãos.

PIMENTA-DO-REINO

Os cortes magros pedem somente um toque de pimenta. Mas as carnes gordurosas são preparadas diferentemente. Faça uma marinada com vinho, cebola, ervas, alho e outras especiarias e deixe a carne de molho de um dia para o outro.

ALHO

Quem curte churrasco com sabor mais acentuado, pode preparar uma mistura do alho com o sal grosso, espalhando pela carne.

Publicidade

CÍTRICOS E ESPECIARIAS

Para a carne suína caem melhor os temperos suavemente adocicados. Prepare uma marinada com suco de laranja ou abacaxi, pedaços de cravo e canela por cerca de quatro horas.

FRANGO

O frango combina com quase todos os temperos, então dá para variar bastante. Quer deixar a carne mais suculenta? Prepare uma salmoura com uma colher de sopa de sal para cada xícara de água. Depois é só cobrir o frango com um pano e esperar oito horas. Após, escorra a água e ponha para assar. Já o coração de galinha fica com um gostinho super especial quando preparado com vinho branco, salsa, cebolinha, alho e sal. Experimente trocar o vinho pela cerveja se você preferir destacar o sabor do frango.

E para beber? Escolha bebidas bem geladas como sucos, refrigerantes e cerveja. Para deixar as bebidas no ponto coloque as garrafas ou latas em uma bacia (ou outro recipiente de sua preferência) e encha de gelo. Acrescente 100 gramas de sal refinado e 100 ml de álcool. Esta mistura é poderosa, pois retarda o congelamento. Em 10 minutos as bebidas estarão no ponto.

Os acompanhamentos também dão um toque especial. Eles devem ser preparados no mesmo dia da churrascada para ficarem frescos e mais gostosos. Farofa, vinagrete, maionese e saladas são os preferidos.

Não se perca na quantidade certa de carne para seus convidados. A média são 600 gramas por adulto. Calcule 150 gramas de linguiça, 50 gramas de frango e 400 gramas das outras carnes. Para os pequenos a quantidade varia entre 150 gramas a 200 gramas.

Agora não tem mais desculpa. Chame seus amigos e faça a festa!

Publicidade

Comente