Na hora de comprar um ar condicionado, é necessário levar em consideração alguns detalhes para escolher um ar condicionado portátil que se ofereça uma relação custo e beneficio vantajosa, não podendo ser levado apenas o preço em consideração.

Como escolher um ar condicionado portátil?

Oferecidos em diversos tamanhos e características, o ar condicionado portátil consome pouca energia e deve sempre ser escolhido com base em seus BTUs. Quanto maior a dimensão do local em que ele será utilizado, maior deverá ser a capacidade em BTUs.

Um ambiente de até 10m2 deve utilizar um ar condicionado de até 7.500BTUs. Enquanto que para um ambiente de até 15m2 a potência deverá ser em torno de 10.000BTUs.

Para realizar um cálculo mais eficiente, utilize a regra de 600 BTU’s por m² (metro quadrado) para ambiente com até duas pessoas, acrescentando mais 600 BTU’s por pessoa ou equipamento que gere calor, presente no ambiente.

Para um quarto de 12m², com um casal que utiliza um aparelho de televisão durante a noite, o cálculo é 12m² x 600 = 7200 + 600 = 7800 BTU’s. Se houver exposição de sol, é necessário subir para 800 BTU’s por metro quadrado, mantendo os 600BTUs por equipamento.

A instalação de um ar condicionado portátil é fácil, embora não seja tão portátil assim, uma vez que será necessário instalar um tubo de ventilação para fora da ambiente, através de uma janela, por exemplo.

Todos eles emitem um ruído, por isso, realizar um teste pessoalmente no aparelho antes de comprar é necessário para uma boa escolha.

Nas opções de ar condicionado portátil, existem os com com goteira que são mais baratos, porém é necessário esvaziá-lo diariamente.

Quanto ao exaustor, os modelos que oferecem 2 exaustores limpa o ar que circulará permitindo a circulação de ar fresco, refrescando mais e de forma rápida o ambiente.

Os ar condicionados disponíveis no mercado normalmente oferecem 3 funções: Refrigeração, ventilação e desumidificação.

Quanto ao preço, um ar condicionado portátil de 8.500BTUs pode ser encontrado por pouco mais de R$1mil, enquanto que um de 10.000BTUs tem preço a partir de R$1.5mil.

Receba mais sobre "Como escolher um ar-condicionado portátil?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário