Como escolher um roteador

Para deixar sua casa com acesso wi-fi em todos os ambientes, é necessário um bom roteador. Veja como escolher um roteador e garanta sinal veloz e total em toda sua casa.

Se você acaba de comprar um notebook, smartphone e impressora com acesso wi-fi, é importante que sua casa possua o sinal wi-fi para que onde você estiver, acesso qualquer site, seu e-mail e rede social sem se preocupar com fios. Para haver esse intermediação, você deve comprar um roteador que ofereça sinal total e veloz, além de segurança para ninguém além de sua casa, usar o sinal wi-fi.

Publicidade

Mas qual roteador é melhor, já que há tantos no mercado? Veja a seguir, algumas dicas que irão te ajudar em como escolher um roteador que se adapte a sua necessidade, e garanta um sinal perfeito e sem problemas, para que você e sua família tenha comodidade sem fio sem sair de casa.

Roteador ideal

Escolher o roteador ideal para suas necessidades não é uma tarefa fácil, pois requer de você um pouco de bom senso quanto a sua real necessidade e quanto você realmente pode gastar. Se você possui uma micro empresa, é interessante possuir um roteador mais poderoso que tenha mais de 4 portas ou pelo menos 2 antenas para haver um sinal mais rápido e de qualidade. Se você é apenas um usuário de internet, um roteador com 4 portas e 1 antena, como valores abaixo de 100 reais são os mais indicados.

Portas utilizadas

Publicidade

Quanto menos portas, ou seja, entrada usb no roteador estiverem sendo usadas, melhor será o sinal. Geralmente um roteador básico possui 4 portas, enquanto os roteadores mais profissionais usam o dobro ou mais dependendo da necessidade.

Segurança

Os roteadores atuais são tão fáceis de instalar que praticamente qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de informática, consegue instalá-lo. Mas se você não tem muito conhecimento, peça ajuda a um amigo ou técnico, principalmente em relação a segurança.

Quando você instala um roteador, é necessário prestar muita atenção em sua configuração para que outras pessoas mal intencionadas usem seu sinal, principalmente quando falamos de um roteador poderoso. Certifique-se sempre que o sinal wi-fi não está sendo usado por terceiros, pois casa haja isso, você deve restringir ainda mais esse ´´serviço gratuito“.

Velocidade do sinal

Ao contrário do que muitos acham, a velocidade da internet não tem qualquer problema mas sim a velocidade do sinal que ela terá de um ambiente para outro. Por exemplo, se você tem o roteador no escritório e vai para sala com seu notebook ou tablete, quanto mais você se distancia do aparelhinho, menor a velocidade da frequência do sinal wi-fi.

Quando for comprar um roteador, verifique o número de antenas e se for comprar via internet, procure saber a opinião de pessoas que já compraram o produto, pois quanto mais gente satisfeita, maior a chance do roteador realmente cumprir o que diz.

Publicidade

Comente