Como escolher um Smartphone

Um guia completo para a compra de um novo telefone. Nós vamos ajudá-lo a escolher um smartphone, com informações sobre sistema operacional, além de dicas e recomendações.

Então você decidiu que precisa de um smartphone, e que você precisa dele agora. Por onde começar? Talvez seja o seu primeiro telefone desse tipo, talvez você esteja em busca de renovação de contrato, ou talvez o seu último aparelho só caiu no banheiro. De qualquer forma, fique tranquilo! Há um monte de boas opções de aparelhos disponíveis no mercado, e nós temos um guia rápido sobre como escolher um smartphone que deve ajudá-lo.

Publicidade

1. Primeiro descubra quais são suas necessidades.

Você precisa de um telefone com uma tela grande ou uma tela pequena? Touchscreen ou teclado físico? Talvez você precisa simplesmente de um Blackberry, especialista em enviar mensagens, ou talvez de um telefone com uma câmera impressionante. Descobrir o que é mais importante para você é o primeiro passo. Anote o que você deseja. Suas decisões aqui vão afetar tudo o que vem pela frente.

2. Escolha um sistema operacional

Há quatro principais escolhas hoje em dia, quando se fala de sistemas operacionais de smartphones: Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone. Segue uma breve descrição de cada um deles.

Android: Desenvolvido pelo Google, este é um sistema operacional de código aberto, que funciona na maioria dos novos celulares. Android tem uma loja de aplicativos robusta, chamada Google Play, preenchida com os serviços do Google e milhares de aplicativos para download, gratuitos e pagos. Visualmente, é semelhante ao iOS, mas acrescenta uma home customizável e widgets que mostram informações gerais, como o tempo na sua cidade. O principal problema com o Android é que porque é de fonte aberta. O que quer dizer que os fabricantes como Samsung e HTC, muitas vezes modificam seu design e a funcionalidade, e isso nem sempre é para melhor.

Publicidade

BlackBerry: Se você é viciado em BBM ( sistema de mensagens instantâneas gratuitas do BlackBerry, ou ama teclados físicos e telas pequenas, o BlackBerry pode ser o sistema certo para você. O sistema operacional é feito pela empresa canadense Research in Motion, e ajudou a lançar a revolução dos smartphones, anos atrás. Mas a empresa tem tido dificuldade em manter-se recentemente. A maioria dos dispositivos BB tem hardware mais lento, e faltam algumas comodidades básicas, que você encontra facilmente em dispositivos Android e iOS. O BlackBerry 10 supostamente irá corrigir a maioria, ou todas essas questões, mas não se tem informação o suficiente sobre isso ainda.

iOS: O iPhone é o único telefone que roda o iOS, e a Apple planeja mantê-lo assim. O iPhone começou a revolução dos aplicativos, e em seu quinto ano, ainda é o modelo padrão sobre o qual todos os outros telefones são comparados. Se você possui outros dispositivos da Apple, ou desfruta de serviços como o iTunes, o iPhone pode ser uma boa opção para você. Ele não permite tantas adaptações como o Android faz, mas ele tem um design limpo, simples e um catálogo gigante de aplicativos (com diversos jogos, inclusive) que supera todas as outras plataformas móveis.

Windows Phone: Após o fracasso do Windows Mobile, a Microsoft começou do zero e construiu o Windows Phone, que se baseia, quase que inteiramente, na interface do Zune MP3 player. Ao invés de confiar em uma grade de atalhos, e uma bandeja de notificações, o Windows Phone usa Live Tiles, que são espécies de misturas dos ícones do aplicativo, com widgets. Tudo na sua página inicial, exibindo informações em movimento ou gráficos.

Agora que você já sabe a diferença dos sistemas operacionais, basta selecionar o aparelho com as funções que mais atendem às suas necessidades, e correr para o abraço!

 

 

 

Publicidade

Comente