Estamos constantemente estudando e trabalhando em projetos de pesquisa como, por exemplo, monografias ou então a tese e mestrado entre outras. Mas, há uma coisa em comum em todos os tipos de pesquisa que precisam ser realizados, a escolha do tema se mostra extremamente importante em todos os casos. Segue algumas dicas de como escolher um tema de pesquisa.

Como escolher um tema de pesquisa?

No início a escolha do tema da pesquisa pode parecer difícil haja vista que sempre começamos com uma temática mais ampla, não existe aquela visão mais prática de estudo que adquirimos com o decorrer do trabalho. Em geral os alunos, de todos os níveis, desejam começar abraçando o mundo, ou seja, sem a restrição do campo de estudo que se mostra tão necessária para a obtenção de um bom trabalho.

Para não ser nem o aluno que quer abraçar o mundo e nem aquele que não tem ideia de por onde começar veja as nossas dicas a seguir.

– O tema deve ser interessante para o aluno de uma maneira que realizar essa pesquisa seja algo prazeroso, ou seja, que não se torne um ônus difícil de carregar.

– Quando se tem uma temática, bem delimitada e sobre o qual já se conversou com o professor, é importante pesquisar as fontes de pesquisa. Faça um levantamento a cerca da bibliografia para saber se a mesma está disponível para consulta material. Não adianta escolher um tema que não possua bibliografia acessível. Certifique-se que as fontes estão em acesso cultural, se há exemplares em bibliotecas ou livrarias e até mesmo na internet.

– Tenha a certeza de que o tema escolhido por você esteja dentro das suas possibilidades de conhecimento.

Receba mais sobre "Como escolher um tema de pesquisa?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário