Como estabelecer limites com as pessoas

Sempre que pensamos em relacionamentos com outras pessoas muitas coisas nos vem a mente: amizade verdadeira, namoros, pais e filhos. Os relacionamentos estão presentes em diversos momentos da nossa rotina diária e são inevitáveis em nossa vida. Relacionar-se, entretanto, exige que criemos limites entre nós e outras pessoas. Isso porque, é através dos limites e regras que conseguimos manter nossa privacidade e o nosso direito de escolha.

Publicidade

Relacionamentos sem limites podem tornar-se perigosos, visto que, uma das partes dessa relação, familiar, amorosa, de amizade, de trabalho ou qualquer outra, pode-se sentir-se no direito de cobra, exigir e invadir a vida da pessoa com a qual se relaciona. Além disso, é muito comum encontrarmos pessoas invasivas e intrometidas que, muitas vezes não percebem que incomodam ou que estão sendo inconvenientes.

Assim, é extremamente importante que saibamos estabelecer limites nos relacionamentos do nosso dia a dia, e isso significa ter a habilidade de dizer não a situações que te incomodam quando necessário.

Na realidade, a incapacidade de dizer não nos impede, muitas vezes de fazer o que queremos e o que precisamos fazer em detrimento da vontade do outro ou de uma situação constrangedora. Dizer não para uma pessoa com cuidado e assertividade é um dos principais indícios de que você é capaz de impor limites em relacionamentos.

Publicidade

Além disso, impor limites é saber discordar da outra pessoa quando for necessário ou importante para você. Pessoas que nunca dizem o que pensam e nunca discordam de outrem muitas vezes são vistas como pessoas sem personalidade própria e facilmente influenciáveis. Dizer o que você pensa, mesmo que isso signifique ser criticado é uma forma de mostrar para as outras pessoas que você tem o direito de pensar diferente delas.

Outra forma de impor limites é demonstrar que sentiu-se magoado, irritado ou ferido com o comportamento de outra pessoa. Quando um namorado ou amigo marca um encontro e não aparece, a falta de posicionamento pode fazer com essa pessoa repita isso mais vezes e falta aos encontros sempre que der vontade. Se você não demonstrar que se chateou e que não gostou você estará permitindo que a pessoa faça isso com você.

Na realidade, estabelecer limites nos relacionamentos é uma forma de controlarmos a nossa própria vida, sem deixar que outras pessoas façam isso por nós. Quando alguém aparece sem avisar na sua casa na hora do almoço você provavelmente a chamará para fazer a refeição com você por educação mas, se esse comportamento aparecer com frequência e você é dessas pessoas que gosta de fazer as refeições em família, provavelmente irá se incomodar. Desse modo, deverá saber demonstrar com clareza e educação que aquele não é o seu horário preferido para receber visitas.

Estabelecer limites, discordar, saber dizer não e demonstrar seus sentimentos em relação a alguém são atitudes básicas e fundamentais nos relacionamentos que você possui no seu dia a dia, caso contrário, você se sentirá sempre insatisfeito com as decisões que toma em sua vida, dando preferência a opinião ou atitude das outras pessoas.

Publicidade

Comente