Como estudar para concursos

Na hora de escolher um concurso público, os fatores mais considerados são remuneração e estabilidade. Saiba como se preparar para bons cargos.

A procura por melhores condições salariais e tranquilidade no emprego, onde demissão é uma possibilidade distante, são aspectos importantes quando se fala em prestar concursos públicos. Aos que desejam se comprometer com os livros e atualidades por meses, aí vão as dicas.

Publicidade

Em casa

Provavelmente uma das maiores vantagens de poder se preparar em casa é fazer seu próprio horário, além da possibilidade de conforto e segurança. Economia também é uma vantagem, mas é preciso atenção, já que o material deve ser confiável e bem atualizado. Comprar apostilas próprias para o concurso a ser prestado é uma boa opção, pois o conteúdo já vem todo preparado, com exercícios, simulados, questões e resoluções de provas anteriores.

Estudar vários assuntos de vez não será produtivo, ter um intervalo de descanso entre uma matéria e outra é o ideal. Além de tempo disponível para estudo, é preciso organização e concentração. Um ponto negativo de estudar em casa é o perigo de distração, pois o candidato pode acabar se acomodando, sem ter revisado ou aprendido o suficiente.

Cursinho

Os preços de cursinhos preparatórios vão desde os gratuitos até os que pesam no bolso. Apesar de o preço ser um ponto importante para analisar, na hora de escolher um lugar fora de casa para estudar, é preciso levar em consideração, primeiramente a qualidade do ensino. Existem os pacotes intensivos, onde os alunos aprendem todas as matérias, ou apenas algumas a sua escolha em menos tempo, geralmente no final da semana; e os extensivos. Nestes as matérias são escolhidas pelo aluno também, mas geralmente é para pessoas com mais tempo livre, por serem todos os dias.

Publicidade

Observe no edital do concurso escolhido se existe especificação de matéria ou conteúdo para a prova. Lembre-se que o principal fator para aprovação em concursos públicos é a preparação do candidato.

Publicidade

Comente