Como evitar a galerinha da bagunça durante a aula

Tem coisa mais difícil do que prestar atenção na aula com um monte de gente te chamando para conversar ou fazendo brincadeiras ao seu redor? Veja como evitar essa situação.

Não é nada fácil pedir para seus amigos te deixarem em paz enquanto está na hora da aula, ou mandar eles calarem a boca para que você possa prestar atenção! O problema é que no começo a gente sempre pensa que podemos recuperar com o tempo, que ainda está cedo, que tudo vai dar certo, mas nem sempre (na verdade é muito poucas as chances) isso acontece! É muito comum o professor começar a pegar no seu pé pelo simples fato de estar ali, junto dos bagunceiros! A final, se você não é da bagunça, ou está no caminho errado ou escolheu a hora errada para passar um tempo com os amigos e isso incomoda, com razão, seu professor! Veja algumas dicas para evita-los sem perdê-los.

Publicidade

Na hora da aula sente-se longe deles

Tê-los como seus amigos não é nenhum problema, mas é preciso saber separar a hora de brincar com a hora de prestar atenção nas aulas. Lembre-se: Quando você perde de ano na escola, você está perdendo um ano inteiro da sua vida!

Então evite se sentar no mesmo lugar que eles, principalmente na hora daquela aula que você está péssimo. Se eles zoarem você ou incentivar a voltar, brinque, mas fique onde está!

Se eles se sentarem ao seu lado e começar a atrapalhar, mude de lugar ou mande todos se calarem porque você quer prestar atenção na aula. Aprenda a impor esse limite.

Publicidade

Sente-se nas cadeiras da frente

Geralmente os bagunceiros se sentam no fundão, pois é lá onde possuem mais liberdade para conversar e dar corda às brincadeiras. Então se sente na frente para dar mais atenção ao professor. Nesse lugar você vai estar mais propenso a absorver o maior número de informação da aula do que se estivesse no fundo, por que em vários momentos os professores olham nos olhos dos alunos que sentam ali, passando mais segurança e buscando alunos atentos, sem falar que eles dão mais valor a dúvidas de quem demonstra interesse do que aqueles que estavam conversando o tempo todo.

Não mate aula para passar um tempo a mais com eles

A coisa mais incrível é que alguns bagunceiros sempre passam de ano com notas boas. Isso acontece porque eles possuem uma maravilhosa capacidade de absorção de conteúdo só com a explicação do professor ou só com uma lidazinha básica do livro e/ou anotações do colega CDF. Mas… Acontece o mesmo com você? Se você é do tipo que só aprende com alguém ajudando, então não mate aula! Diga para eles que não vai e ponto! Deixe eles te chamarem do que quiser, mas fique. É muito, mas muito raro levarmos para o resto da vida essa mesma galerinha. Pense nisso quando for tomar as suas decisões.

Diga que se eles sabem o conteúdo, ótimo! Mas você não

Como já foi dito, muitos aprendem rápido, então use isso para dizer que você não é assim. Diga a eles que “se você sabe então me deixa quieta porque eu não sei!”
Muitas vezes eles vão te zoar ou até mesmo rir alto, mas eles acabam se calando e procurando outra coisa para se entreterem.

Lembre-os que brincadeira tem hora

Certas brincadeiras são para quando estão fora da sala de aula. Ninguém quer rever todo o conteúdo no próximo ano só porque repetiu de série, o melhor é seguir em frente, certo? Lembre-os disso. Se mesmo assim eles acharem ruim, então pense melhor sobre o tipo de companhia que você anda tendo. Amigo que é amigo, não insisti para você ir para o buraco junto dele. Ele evita esse fim para você ao máximo.

Publicidade

Comente