Como evitar a prisão de ventre

A prisão de ventre é um dos males mais comuns atualmente, principalmente entre as mulheres. Veja como evitá-la e viver mais leve.

Certamente, em alguma ocasião da sua vida, você passou por algum episódio de prisão de ventre. Esse é um mal muito comum nos dias de hoje e na grande parte das vezes se deve a uma dieta pobre em fibras e pouca ingestão de líquidos. Para reverter o quadro, basta a adoção de uma nova rotina alimentar que, em pouco tempo, evitará todo o transtorno que a prisão de ventre causa. Veja como evitá-la seguindo as dicas abaixo:

Publicidade

– Não consuma excessivamente alimentos industrializados e refinados;

– Evite longos períodos de jejum;

– Beba de 1,5 a 2 litros de água por dia para auxiliar na digestão e não deixar as fezes secas;

Publicidade

– Não faça do uso dos laxantes um hábito na sua vida. O seu intestino corre o risco de se acostumar mal e somente funcionar por intermédio deles;

– Alterações hormonais durante a gravidez também podem causar prisão de ventre. Consulte seu médico para uma melhor orientação nessa fase;

– Inclua no seu cardápio legumes e verduras com casca e crus, preferencialmente. Use farelos de arroz ou trigo no leite, iogurte ou saladas. Cereais como granola, aveia e milho também são bastante eficientes para combater a prisão de ventre. O recomendado é uma porção por dia;

– Frutas como banana, ameixa, mamão e laranja são excelentes para fazer o intestino funcionar. Experimente comer frutas com bagaço;

– A ingestão diária de iogurtes com probióticos ajuda a regular o intestino;

– Faça suas refeições calmamente e mastigando devagar cada alimento;

– Ponha na sua rotina atividades físicas;

– Não exagere no consumo do sal. Além de colaborar para a prisão de ventre agir, o sal pode elevar a pressão arterial. Abuse dos temperos naturais;

– Opte por usar pouco ou nada de óleo na preparação dos seus alimentos. Dê preferência por alho, cebola e ervas.

A adoção de uma dieta laxativa ajuda e muito a resolver os incômodos de quem sofre de prisão de ventre. Além de ser saborosa, você irá se sentir bem mais leve.

Veja:

FAROFA FUNCIONAL:

Você vai precisar de 1 xícara de chá de linhaça, 1 xícara de chá de farelo de arroz, 1 xícara de chá de farelo de aveia, 1 xícara de chá de gergelim, 1 xícara de chá de castanhas trituradas e 1 xícara de semente de melão.

Como fazer: torre, no forno, as sementes de linhaça, gergelim e melão, em temperatura média, por 15 minutos. Mexa de vez em quando. Após , leve ao liquidificador para triturar. Misture os demais ingredientes e adicione 1 xícara de açúcar mascavo ou sal.

Obs: as sementes já podem ser compradas torradas. Optando pela farofa doce, você pode utilizá-la consumindo-as com frutas, mingau, sucos ou iogurtes. Por sua vez, a farofa salgada pode ser usada nas saladas e sanduíches. Consuma duas vezes por dia.

VITAMINA CREMOSA

Você vai precisar de 2 ameixas pretas descaroçadas, 1 pote de iogurte desnatado, 1 colher de sopa de aveia e 1 colher de sopa de mel.
Como fazer: ponha todos os ingredientes no liquidificador, bata e beba sem coar. Ingira todos os dias pela manhã.

SUCO DE BETERRABA E LIMÃO

Você vai precisar de 1 litro de água, suco de 1 limão, suco de 1 beterraba média e mel e gelo a gosto.

Como fazer: ponha todos os ingredientes no liquidificados e bata. Beba pela manhã. Para diversificar, coloque folhas de beterraba e salsa.

SUCO DE TANGERINA E BETERRABA

Você vai precisar de 1 tangerina média, meia xícara de chá de água filtrada ou mineral e 1 beterraba média.

Como fazer: remova as sementinhas da tangerina e leve todos os ingredientes ao liquidificador. Beba pela manhã.

SUCO DE LARANJA, BETERRABA E CENOURA

Você vai precisar de meia dúzia de laranjas grandes, 1 beterraba grande e 1 cenoura grande.

Como fazer: passe na centrífuga a cenoura e a beterraba. Faça um suco de laranja e misture com o líquido produzido pelos dois outros ingredientes. Leve ao liquidificador, bata e beba pela manhã. Você pode usar mamão no lugar da cenoura.

De maneira prazerosa e saudável, é bem fácil dar um basta na prisão de ventre.

Publicidade

Comente