Como evitar acidentes domésticos

Não é só na rua que corremos riscos de sofrer acidentes. Em casa eles são mais comuns do que imaginamos. Veja como evitar acidentes domésticos.

Quando vamos atravessar uma avenida movimentada olhamos para os dois lados para cruzar a pista. Desviar de buracos ou outros obstáculos na calçada é normal. Mas em casa você tem esse mesmo cuidado? O risco de ocorrerem graves acidentes dentro do nosso próprio lar são inúmeros. Aprenda a evitar acidentes domésticos seguindo as dicas abaixo:

Publicidade

– Um dado estatístico muito triste é a morte de crianças por afogamento dentro de casa. O índice é grande e na maioria das vezes ocorre por desatenção dos pais. Crianças entre 1 e 4 anos são muito rápidas e curiosas e não podemos tirar o olho delas de jeito nenhum. Há registros de afogamentos em baldes, bacias e até mesmo em vasos sanitários. Para evitar que isso aconteça depois que esses objetos forem utilizados, esvazie-os. Banheiras e piscinas infantis nunca devem permanecer com água, devendo permanecer de cabeça para baixo após o uso. Deixe trancada a porta dos banheiros e a tampa do vaso sanitário abaixada. As piscinas maiores devem ser isoladas com cerca de 1, 5m de altura e suas barras verticais com espaçamento de 12 centímetros. Brinquedos que permanecem na piscina boiando são um enorme chamariz para as crianças voltarem a fim de buscá-los. Jamais as deixe na piscina sem colete salva-vidas. Segundo especialistas, a bóia de braço não oferece a mesma proteção. Criança na piscina só com a supervisão de um adulto;

– Queimadura é outro acidente doméstico bastante recorrente. É comum acontecerem por descuido ou desconhecimento podendo causar danos irreversíveis e até mesmo a morte. Todo cuidado é pouco. Previna-se guardando a garrafa de álcool em um lugar seguro, afastado de fontes de calor como fogão, ou líquidos inflamáveis. Os produtos de limpeza devem ser guardados longe das crianças. Alguns contêm álcool e uma simples fagulha pode gerar uma explosão. O ferro de passar é um dos campões de acidentes. Passe suas roupas longe dos pequenos. Após, mantenha o aparelho em um lugar fora do alcance. Deixá-lo repousando por sobre a tábua é perigoso para adultos e baixinhos. Não fume na cama e nem perto de cortinas ou roupas. Ao acender velas fique sempre de olho nelas. Com uma leve brisa elas podem cair e prender fogo imediatamente. Acenda o forno ao lado do fogão e não diretamente na sua frente. O sumo do limão e da casca de laranja é um perigo. Eles podem causar manchas na pele e queimaduras. Espremer essas frutas debaixo do sol ou ir ao sol em seguida é muito perigoso. Previna-se utilizando luvas e um espremedor de frutas elétrico. Água fervente também apresenta alto índice de acidentes. Jamais deixe o recipiente com o líquido na beirada da mesa e, ao pegá-lo, use uma luva de proteção.

? Instalações elétricas devem ser feitas por profissionais especializados. Fazer por conta ou deixar sem manutenção pode render choques, incêndios e queimaduras bem graves. Os benjamins aumentam o risco de sobrecarga na rede, procure não utilizá-los. Na hora de retirar uma tomada do plugue, jamais puxe pelo cabo. Secadores de cabelo e barbeadores elétricos localizados sobre a pia ou próximo da banheira podem causar acidentes fatais se em contato com a água e com você.

Publicidade

Proteja sua vida e da sua família com simples cuidados.

Publicidade

Comente