Como evitar doenças do coração

Doenças cardíacas não ocorrem apenas em pessoas estressadas. Veja como evitá-las.

O índice de mulheres que sofrem de doenças do coração é alarmante. Há alguns anos os homens lideravam o ranking, mas de um tempo para cá a população feminina não está mais ficando para trás. Os riscos aumentam com a chegada da menopausa. Confira as dicas de como evitar as doenças do coração.

Publicidade

FATORES HEREDITÁRIOS

Doenças como AVC, insuficiência cardíaca, angina e infarto têm mais chance de aparecerem se uma pessoa da família sofreu do mesmo mal. Consulte seu médico periodicamente para avaliação. Mesmo assim, se sua família não tem histórico de doenças cardiovasculares isto não é motivo para abusar da sorte. Hábitos como praticar esportes, comer alimentos saudáveis, evitar o fumo e a bebida pesam bastante na balança ao seu favor.

EXAMES

Não protele os exames que o médico lhe pedir. Eles são essenciais para o controle da sua saúde. Colesterol, glicose e triglicérides são exames importantíssimos e podem evitar uma série de doenças. Eles devem ser feitos todos os anos.

OLHO VIVO A PARTIR DOS 50 ANOS

Conforme seu caso e a decisão do médico, os exames podem ser repetidos com mais frequência. Para as mulheres o risco é um pouco maior com a chegada da menopausa, já que a produção do estrogênio reduz. Os cuidados devem ser redobrados.

Publicidade

PRESSÃO ALTA

É um mal silencioso. Você pode estar com a doença e nem desconfiar, pois ela não apresenta sintomas. Meça sua pressão regularmente e procure seu médico em caso de alteração.

CARDÁPIO

Você sabia que o brasileiro adora ingerir sal? O consumo em excesso traz uma série de problemas. Portanto, se este é o seu caso, contenha-se. Coloque no seu prato verduras, legumes e frutas mais frequentemente. Dê um basta nas frituras e comidas industrializadas e gordurosas.

ADEUS, CIGARRO

Não é preciso fazer nenhum alerta sobre os riscos que o cigarro traz para a saúde. Todo mundo está careca de saber. Se você ainda não conseguiu largar este vício fatal, conscientize-se e faça um esforço para abandoná-lo de vez. Com isto, você está salvando sua saúde e daqueles que o rodeiam.

ATIVIDADES FÍSICAS

Ainda que você não goste nem um pouco de mexer o corpo, pratique exercícios três vezes por semana, no mínimo meia hora. Seu coração agradece.

SINTOMAS

Quando o coração começa a emitir sinais que não vai bem, os sintomas diferem dos homens para as mulheres. Neles ocorre uma dor forte no peito que irradia para os braços. Nelas os sintomas são náuseas, dores nas costas, suor excessivo e palidez. Não perca tempo e voe para o pronto socorro.

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E ANGINA

Inchaço corporal, dor no peito e falta de ar são indícios das doenças acima. Não deixe piorar e procure ajuda.

AVC (DERRAME CEREBRAL)

A população feminina brasileira sofre mais de AVC que infarto. Os sinais são formigamento, fraqueza nas pernas e braços, dificuldade de coordenação motora e compreensão. Quanto mais rápido for o socorro, maiores as chances de recuperação.

Cuide do seu coração e viva com mais qualidade de vida.

Publicidade

Comente