Como evitar doenças nas unhas?

Assim como todo o corpo, as unhas precisam de cuidados e higiene para não ocasionar problemas ao organismo.

Verdade seja dita, as unhas são praticamente um amontoado de células mortas. A matriz das células, onde são produzidas, criam novas camadas, e as camadas antigas (já mortas) são empurradas para frente.

Publicidade

Apesar de mortas, as unhas não são inúteis. Elas servem para proteger os dedos, e auxiliar a sensibilidade dessas regiões. No passado as unhas eram usadas como garras, para atacar e defender, mas atualmente, depois de várias modificações, tem utilidades estéticas.

Para evitar doenças, higiene é fundamental. Algumas doenças graves, como câncer se manifestam nas unhas, por essas e outras elas precisam ser bem cuidadas. Todos devem tomar precauções, mas as pessoas que cuidam das unhas no salão precisam de atenção em dobro, assim como as próprias manicures e pedicures. Nesse caso de ferramentas compartilhadas, é preciso fazer esterilização e desinfecção.

Câncer

O melanoma, considerado o tipo mais perigoso de câncer de pele, começa com uma pinta, mas também se manifesta nas unhas, formando uma linha escura. Por essas e outras razões é importante manter unhas limpas e bem cuidadas.

Publicidade

Descamação

A descamação da borda da unha, chamada onicosquizia geralmente é causada por fatores pessoais e extrenos, como utilização frequente de produtos de limpeza. Escassez de ferro e alguns nutrientes também pode dar origem ao problema.

Encravadas

As unhas encravadas podem surgir por causa de cortes desleixados. As pontas penetram na pele, machucando-a. Em alguns casos esses ferimentos se tornam infecções se não forem cuidados desde o início. Nos pés é possível evitar o ocorrido utilizando sapatos confortáveis, que não sejam apertados.

Micose

A micose, muito comum nas unhas, é causada por fungos. No geral esses fungos se multiplicam em locais quentes e úmidos, como dentro dos sapatos. Tratar a micose não é difícil, e a doença pode ser curada com maior precisão se o tratamento começar no início.

Panaríceo

Panaríceo é o nome dado a inflamações nos arredores da cutícula. Na região onde a unha se encontra com a pele fica a matriz, responsável pelo crescimento. Normalmente surge devido ao uso de aparelhos compartilhados, mas infecção costuma desaparecer rapidamente.

Unhas & Coração

Pessoas com problemas cardíacos podem apresentar unhas um pouco roxas, finas e curvas. Isso acontece porque o corpo diminui a quantidade de sangue que vai para os dedos. A única forma de solucionar é normalizar a circulação sanguínea.

Unhas & Digestão

Bom mesmo é cortar unhas com tesoura. Quando elas são roídas e engolidas, juntam-se no intestino e podem furar o apêndice. Modificações no padrão da unha merecem atenção, e é importante não usar esmalte quando elas parecem doentes, com micose ou infecções.

Publicidade

Comente