Como evitar dores nas costas

Afaste as incômodas dores nas costas com atitudes corretas.

Quem nunca sentiu dores nas costas? Campeão de reclamações nos consultórios médicos, este incômodo atinge grande parte da população. Mas isto tem um motivo: simplesmente não cuidamos da nossa coluna adequadamente e só lembramos que ela existe quando dói. A dor lombar é a mais comum.

Publicidade

Quando as dores ultrapassam 3 dias, já é caso de pensar em procurar um médico para que o quadro não se agrave. A má postura, na maioria das vezes, é responsável pelas dores. Que tal evitar o problema antes que ele aconteça ou, pelo menos, tentar reduzir o desconforto? Confira as dicas:

COLCHÃO

O problema pode estar no seu colchão. Se ele já está velhinho, troque-o assim que puder. Ao adquirir um novo, consulte o vendedor. A densidade do colchão deve estar de acordo com o seu peso. Outra dica é dormir de lado. Ao dormir de bruços, toda a curvatura lombar é forçada para baixo. Portanto, evite esta posição.

TRAVESSEIRO

Escolha um modelo que ocupe o espaço entre o ombro e o pescoço, que deve ficar reto. Use outro travesseiro entre os joelhos que devem ficar semidobrados.

Publicidade

AO LEVANTAR

Muita gente levanta de um pulo. Mas na verdade, é preciso ir ficando em pé aos poucos. Primeiro vire de lado. A mão do braço que está por cima do corpo fica apoiada no colchão. E então você levanta o tronco devagar, sem gestos apressados e bruscos. Desta forma suas costas não correm o risco de ficarem travadas.

ALONGAMENTOS

Antes de sair da cama, dê aquela alongada gostosa e com isto avise seu corpo que está na hora de ele voltar a funcionar.

BOLSAS

As mulheres adoram bolsas grandes e parece que levam o mundo lá dentro. Mas, como você já deve saber, o ideal são modelos pequenos e com pouco peso para carregar. Além disso, não torture apenas um ombro e reveze com o outro a cada 15 minutos. No caso de levar sacolas, distribua o peso uniformemente para cada lado.

SALTO ALTO

Salto alto deixa qualquer mulher elegante, mas é um perigo para a coluna. Procure não usar com frequência. Sapatilhas também não são ideais pelo impacto da pisada. O salto anabela, com altura entre 3 a 5 cm é o recomendado pelos especialistas.

LEVANTAR PESO

Para destruir a coluna de vez basta levantar algo muito pesado. Se possível, empurre o objeto que está no chão até o ponto que você precisa. Ou então se agache, aproxime o objeto do seu corpo na altura do peito e levante usando a força das pernas, tentando não castigar a coluna. E não seja orgulhoso. Se o objeto for grande demais, peça ajuda.

LAVANDO A LOUÇA

Até lavar a louça, uma atividade mais do que comum, pode prejudicar a coluna. A pia deve estar na altura dos cotovelos para você não lavar os pratos inclinada. Ao lavar panelas pesadas, o indicado é apoiá-la. A dica é não ficar sempre na mesma posição. De dez em dez minutos alterne esta atividade doméstica com outra.

COMPUTADOR

Anote a dica: deixe os antebraços apoiados nos braços da cadeira ou na própria mesa ao usar o computador. O ângulo deve ser 90 graus. Os pés ficam completamente apoiados no chão. Para proteger a região lombar, o encosto da cadeira precisa ser estofado.

POSTURA AO SENTAR

Sentar torta, escorregando da poltrona e outras posições mais estranhas detonam com as costas. Então? Como sentar corretamente? Simples. Sente sobre os dois ossinhos das nádegas, também conhecidos como ísquios.

RELAX

O estresse causa tensão muscular e dores nas costas. Alongue-se e não deixe que os problemas diários acabem também com a sua coluna.
Agora não tem mais desculpa. Proteja suas costas desde já.

Publicidade

Comente