Como evitar gafes em recepções sociais

Faça bonito nas festas. Leia as dicas de como evitar gafes em recepções sociais.

Você foi convidada para um evento social, mas não tem muita intimidade com as regras de etiqueta? Isto é bem mais comum do que você pensa. Porém, não é motivo para você recusar o convite e não freqüentar um lugar agradável e interagir com pessoas interessantes. Leia as dicas abaixo e veja como evitar gafes em eventos sociais.

Publicidade

CONVITE

Tudo começa por ele, o convite. Com certeza você já ouviu falar em RSVP. Significa “responda se desejar” e nada mais é que o pedido de confirmação da sua presença na festa. Nem todos os convidados têm a educação de responder ao anfitrião, embora isso seja muito importante, já que o número de convidados vai determinar o custo dos preparativos. Portanto, responda o mais breve possível se irá comparecer ou não.

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre quem podem levar no evento. Se o anfitrião convida apenas o casal, o restante da família não está incluída. Quando consta “Fulano e Família” causa mais confusão ainda. Leve quem mora com você, sob o mesmo teto. Caso tenha uma filha que more sozinha, ela não está incluída no convite.

ANTES DO EVENTO

Os fumantes devem seguir as mesmas regras dos outros lugares. Não fumar em lugares fechados. Ainda assim se o vício for maior, é interessante ligar para os organizadores do evento e questionar se haverá fumódromo. A partir disso e havendo tempo, é possível até criar um espaço para os fumantes darem suas baforadas longe dos demais.

Publicidade

O mesmo vale para pessoas que sofrem de algum tipo de intolerância alimentar, como lactose ou glúten. Chegar no dia da recepção e avisar que há certos alimentos que não podem ser ingeridos não é de bom tom. O correto é comunicar o serviço de buffet com antecedência e deixar os profissionais da cozinha preparados.

DURANTE O EVENTO

Nos eventos sociais há um momento especial para que os anfitriões recebam os cumprimentos dos convidados e ele deve ser respeitado. Os lugares nas mesas são pré-estabelecidos e isto é feito com muito cuidado entre o anfitrião e os organizadores do evento. Portanto, trocar de lugar e ficar puxando cadeira para outra mesa é bastante indelicado, sem falar que compromete toda a estética do lugar.

Ao chegar à festa, vá direto para a mesa que lhe for indicada. Não fique na porta, batendo papo com os conhecidos. O fluxo de pessoas ficará bastante atrapalhado.

REFEIÇÕES

Você já deve ter visto que a maioria das pessoas coloca muita comida no prato, fazendo verdadeiros morros. Isso é deselegante, principalmente quando sobra comida. É mais bonito se servir pouco e ir ao buffet para repetir. Não apoie os cotovelos sobre a mesa e lembre que o lugar do guardanapo é no colo. Não o faça de babeiro.

Exagerar na bebida é simplesmente horrível. E nem pense pedir ao garçom para encher o seu copo. Para os drinques não ficarem quentes, os profissionais são orientados a servirem menos e mais vezes.

O buffet de sobremesas exerce uma atração especial nos convidados. Você sabia que encher um pratinho de doce e retornar para a mesa é uma gafe? Sim, pois a mesa de doces é o momento de os convidados circularem na festa e conversarem com os conhecidos. Somente quem tem algum tipo de dificuldade de se levantar ou caminhar está liberado para saborear as delícias na mesa.

Curta sua festa de olho na etiqueta!

Publicidade

Comente