Como evitar infecções e doenças de pele

Veja como evitar infecções respiratórias, alimentares e doenças de pele

Adote hábitos de higiene e impeça que doenças oportunistas ataquem você e sua família. Confira as dicas abaixo e se proteja:

Publicidade

– Infecções respiratórias: gripes, resfriados, dor de garganta, sinusite e bronquite são algumas das doenças respiratórias mais comuns. Os principais sintomas são febre alta, dores no corpo, fraqueza em geral, cansaço, tosse. A transmissão é simples demais. Basta alguém contaminado espirrar próximo de você ou apertar sua mão.

O primeiro passo para evitar as doenças respiratórias é não manter contato com pessoas doentes. Lave as mãos sempre e use álcool gel;

– Infecções alimentares: problemas gastrointestinais são causadas pelas bactérias Salmonella, E. coli e a Staphylococcus, as mais comuns. Elas contaminam alimentos que provocam diarréia, dores no estômago e intestino. Na ocorrência de sintomas como cansaço, vômitos e náuseas procure um médico imediatamente. A transmissão é através das vias respiratórias ou por meio de mãos contaminadas. Como você pôde ver, é muito fácil contrair esse tipo de infecção, porém também é simples evitá-las.

Publicidade

Lave bem frutas e verduras. Procure ver o prazo de validade dos produtos antes de consumi-los. Ao lidar com carne crua faça uma higienização nas suas mãos antes de manusear outros alimentos;

– Doenças de pele: as principais doenças são o impetigo (ocorre quando um machucado é mal limpo), foliculite (surge após a depilação), furúnculo (inflamação purulenta) e eczema (vermelhidão e inchaço na pele). O simples contato da lesão com outro machucado ou mucosa já é o bastante para uma possível contaminação. Não coce feridas abertas, pois as unhas são um foco de bactérias e podem entrar na corrente sanguinea. Evite todos esses males tomando banho todos os dias e cuidando sempre das unhas, mantendo-as limpas e aparadas.

Com os cuidados descritos acima, veja as doenças que você evitará: conjuntivite, diarréia, dor de garganta e ouvido, endocardite, foliculite, furúnculo, gastroenterite, gripe, hepatite A, impetigo, intoxicação alimentar, pneumonia, gripes e resfriados.

Publicidade

Comente