Como evitar maus odores na geladeira

Se a sua geladeira costumava exalar maus odores, leia o texto abaixo e conheça dicas que irão resolver esse problema.

Ninguém escapa de um dia abrir a geladeira e sentir um cheiro ruim vindo lá de dentro. Ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre o resultado disso é comida cuja validade está vencida. Quando os alimentos são mal condicionados, o odor que exalam é muito forte e acabam contaminando os demais produtos. Por isso tenha muito cuidado quando for guardar carnes, leites, queijos, alho e cebola. A solução para que sua geladeira não fique com mau odor é acondicionar esse tipo de alimento em recipientes que tenham excelente vedação, ou saquinhos. Além disso, observe sempre o prazo de validade dos produtos.

Publicidade

Uma dica bem eficaz é distribuir no interior do refrigerador substâncias que têm o poder e absorver o odor ruim. Experimente pôr uma xícara de café em pó fresco dentro do refrigerador por algumas horas. Partes de carvão ativo também tem o mesmo efeito de absorção. Coloque nas prateleiras da geladeira pedaços de maçã e a deixe por lá até dois dias. Uma solução perfumada é a essência de baunilha. Espalhe potinhos dentro da geladeira e troque o odor ruim por um aroma bem agradável. Uma dica para você não esquecer a validade daqueles produtos que estão guardados em recipientes é colocar uma etiqueta com a data. A limpeza da geladeira também é fundamental. A forma correta de higienizar é com água e sabão neutro na parte interna. Não use outros produtos de limpeza, já que o cheiro deles irá tomar conta do interior do eletrodoméstico. Folhas de louro também absorvem cheiros mais fortes dos alimentos. Faça uso delas depois de limpar a geladeira.

Alimentos que são mais perecíveis devem ser armazenados mais próximos do congelador. Portanto, evite deixá-los próximo da porta que é onde a temperatura irá variar mais. Observe para que os produtos fiquem em uma posição favorável de modo que o ar frio possa fazer toda a volta, resfriando-o por inteiro. Um erro que algumas pessoas cometem é guardar produtos enlatados dentro da sua embalagem original, como a sardinha. Essa é uma atitude que pode comprometer a saúde. Depois de abertos os alimentos entram em contato com o ar, podendo oxidar. O correto é passá-los para potes plásticos ou de vidros, observando para que fiquem devidamente tampados. Outra medida importante é colocar as frutas em saquinhos. Eles ficam mais frescos e podem durar mais. Ao guardar salgadinhos, cereais, torradas e biscoitos no refrigerador conserve a embalagem bem vedada e os acomode nas prateleiras intermediárias da geladeira para não perderem o crocante. Há cuidados também com o armazenamento de pães. Somente os de fôrma podem ser guardados na geladeira. Não armazene pães tipo francês, ciabatta e italiano para não perderem o crocante.
Seja esperta e cuide dos alimentos. Sua saúde agradece.

Publicidade

Comente