Como evitar o desperdício na sua cozinha

Evite o desperdício na sua cozinha tomando as medidas certas.

Com as dicas abaixo você pode ter uma cozinha bem organizada e prática, facilitando sua vida. Confira como tomar as atitudes corretas para não haver mais desperdícios e também ajudar o meio ambiente:

Publicidade

Fogão

Para evitar o consumo exagerado de gás e do seu tempo, use a panela de pressão para preparar seus alimentos. Em outros tipos de panelas o cozimento é mais demorado.

Tomadas

Tome por hábito retirar da tomada aparelhos que costumam ficar com as luzinhas ligadas, como a cafeteira e o micro-ondas. Eles consomem energia ainda que não estejam em funcionamento. Mesmo que o gasto seja pouco, esta medida irá gerar alguma economia.

Eletrodomésticos

Não compre um eletrodoméstico sem verificar qual é o gasto de energia. Esta informação vem em uma etiqueta bem visível no aparelho. Se você tiver alguma dúvida, consulte o vendedor da loja.

Publicidade

Janela

Uma dica que vale para a cozinha e também para todas as peças da casa. Janelas grandes permitem maior entrada de luz, evitando que lâmpadas fiquem muito tempo ligadas consumindo energia.

Lavar louça

Na hora de lavar a louça há um grande desperdício de água, mesmo que não percebamos. Para evitar que a água fique jorrando além da conta, prepare dois baldes ou duas bacias. Um servirá para lavar e o outro para enxaguar. Substitua a água quando ela ficar mais turva.

Reciclagem

Não jogue fora materiais recicláveis sem antes lavar. Aproveite garrafas pet e faça enfeites para sua casa ou brinquedos para as crianças.

Alimentos

É um crime jogar comida fora. Além de ter muita gente passando fome, você também estará jogando no lixo seu dinheiro. Hoje em dia dá para reaproveitar muita coisa.

Pesquise. Cascas e talos se transformam em alimentos muito saborosos e nutritivos. Anote algumas receitas:

Suco de cascas de frutas:

Você vai precisar de 2 xícaras (chá) de cascas de frutas bem lavadas (abacaxi, pera, manga, goiaba, maçã, caqui).

Como fazer: leve ao liquidificador as cascas, açúcar e água. Depois de bater, coe e está pronto para consumir. Você pode optar por fazer de apenas um sabor. Se for de abacaxi, por exemplo, cozinhe a casca entre 15 a 20 minutos, bata no liquidificador (com cubos de gelo, se preferir) e depois coe.

Arroz com talo de couve

Você vai precisar de 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal, 1 cebola picada, 1 xícara de talo de couve picado, meia xícara de arroz, 2 xícaras de caldo de legumes, meia xícara de leite de coco e 1 colher de chá de molho de pimenta.

Como fazer: aqueça o azeite em fogo médio em uma panela. Depois adicione sal e cebola e dê uma refogada rápida. Acrescente o talo da couve e misture com o arroz.

Cozinhe por cinco minutos, mexendo com uma colher de vez em quando. Após, coloque o caldo de legumes e o leite de coco. Ferva. Diminua o fogo e tampe a panela.

Aguarde cozinhar por 20 minutos ou o arroz amaciar. Tempere com o molho de pimenta, dê uma ligeira misturada e está pronto para servir.

Óleo de cozinha

Quem costuma descartar óleo de cozinha na pia ou no lixo não está contribuindo em nada para o planeta. Depois de usar, o correto é aguardar esfriar, peneirar (se possível) e guardar em garrafas. Procure onde o local certo para deixar a garrafa.

Geladeira e fogão

Se houver espaço na sua cozinha, procure deixar estes dois eletrodomésticos distantes um do outro. Quando há proximidade, a geladeira terá que trabalhar muito mais para o seu interior resfriar quando o fogão estiver em funcionamento.

Piso limpo

Use a água da chuva para limpar o piso da sua casa ou do quintal. Mas tenha cuidado, pois a água armazenada deve permanecer em um recipiente fechado para não atrair o mosquito da dengue e se manter limpa.

Publicidade

Comente