Como evitar os calos nos pés

Dicas especiais para os cuidados com os pés.

Os calos nos pés, muitas vezes, são reflexos da falta de cuidados. Os pés são a parte do corpo que mais sofrem no dia a dia e, é muito importante mantê-los saudáveis, já que eles são responsáveis pelo equilíbrio do corpo e movimentos corretos.

Publicidade

Os calos são como caroços, porém, em muitos casos, são formados de carne. Embora estranho, os calos surgem com a função de proteger alguma parte do pé, como as que sofrem mais com as fricções ou o aperto que alguns sapatos causam. Por isso é importante a proteção dos pés para que o corpo não trate disto formando calos por toda parte.

Vamos entender como os pés devem ser tratados. Nas partes onde há mais exposição dos ossos, geralmente, é onde há uma persistência dos calos, isso ocorre porque nesta região há uma fricção do calçado ao osso, e começam a serem formados bolhas e calos com a função da proteção, para evitar estas bolhas, geralmente no calcanhar, nos dedos e nas solas dos pés, o primeiro passo é a escolha do sapato, pois, a saúde deve ser colocada antes da beleza, sapatos muito apertados ou de saltos desconfortáveis, causam maior pressão nos pés e isso é determinante no aparecimento dos calos.

Outro fator importante é a hidratação dos pés, eles possuem menos glândulas, responsáveis por esta hidratação, do que o restante do corpo, por isso necessita de um cuidado especial, sempre devem ser usados os cremes de hidratação próprios, antes de dormir é importante, além da aplicação dos cremes, o uso de meias de algodão. Quanto mais hidratados melhor será a reação dos pés contra os calos.

Publicidade

Os calos nunca devem ser cortados, lixados com lixa comum, perfurados, estourados nada disto, estes atos podem machucá-los e causar uma infecção. O ideal é que seja usada para a esfoliação a pedra-pome, ela deve ser passada de forma suave, sem machucar, uma dica é utilizar durante ou logo após o banho pelo menos duas vezes por semana.

Para as pessoas que convivem com este problema há muito tempo e que sentem dor e muito desconforto, é recomendado uma visita a um médico especializado, pode ser um pedólogo ou um dermatologista, assim o tratamento é assistido e não corre o risco de agravar o caso. É importante lembrar, que a insistência em usar sapatos desconfortáveis e a permanência de calos internos nos pés pode levar a problemas mais graves, que só serão resolvidos com cirurgias. Por isso cuide bem da saúde dos seus pés.

Publicidade

Comente