Como evitar pedras nos rins

Pedras nos rins são mais comuns do que você pensa. Confira as dicas de como evitá-las.

Quem já sofreu uma crise de cálculo renal sabe que a dor é insuportável. Alguns a consideram pior que a dor do parto. Essa doença tem várias causas e uma delas é o mau funcionamento dos rins. Quando isso ocorre há maiores riscos de se concentrarem ácido úrico, magnésio e oxalato de cálcio na urina, formando cristais ou pedras. As dores começam quando essas são levadas para o canal urinário, bloqueando a passagem da urina. A pressão exercida causa a temível dor e quando as pedrinhas raspam as paredes urinárias há sangramento.

Publicidade

Contudo a doença pode ser evitada desde que sejam tomadas algumas medidas de prevenção. Confira:

– Beba de dois a três litros de água por dia. Chás de quebra-pedra, raiz de salsa e hortênsia também são indicados;

– Alguns alimentos como carne vermelha, frutos do mar, miúdos, feijão e brócolis devem ser consumidos sem exagero;

Publicidade

– O tomate possui entre suas propriedades o oxalato, um dos formadores das pedras. A dosagem é pouca, não há necessidade de parar de consumir. Mesmo assim, se você já tem esse problema, consulte seu médico e peça orientação se pode comer ou não;

– O sal ajuda a eliminar o cálcio através da urina e com isso existe a chance de ele ficar parado nos rins. O sal, como todos sabem, deve ser consumido com muita moderação. Não abuse de enlatados e embutidos;

– A carne vermelha possui proteína e isso favorece que o cálcio seja eliminado através da urina;

– Quem adora comer doces, cuidado. O açúcar aumenta o PH do sangue e por esse motivo uma boa quantidade de cálcio sai dos ossos e é eliminada. Na sua passagem pelos rins, o cálcio pode se unir a outros compostos e as pedras se formarem.

Sucos diuréticos são ótimos aliados para prevenir e eliminar as pedras. Anote três receitas simples e gostosas:

Suco 1

Ingredientes: 1 fatia de melão, 200 ml de água de coco, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 folha de couve-manteiga e 1 ramo de hortelã.
Como fazer: leve todos os ingredientes ao liquidificador, bata e coe. Sirva e beba em seguida.

Suco 2

Ingredientes: meia fatia de abacaxi, ¼ de cenoura, ¼ de maçã, meia colher de chá de mel, 150 ml de água.
Como fazer: bata os ingredientes no liquidificador e beba em seguida

Suco 3

Ingredientes: 1 pepino médio cortado em rodelas e com casca, 1 litro de água, hortelã a gosto e duas colheres de sopa de mel.

Como fazer: bata tudo no liquidificador, coe e para adoçar use o mel. Você pode bebê-lo várias vezes durante o dia.

O chá de quebra-pedra também é muito simples de fazer. Para preparar a infusão, ponha a ferver duas colheres de sopa da erva em 1 litro de água. Espere o chá descansar por dez minutos, coe e ingira até três xícaras diárias.

Publicidade

Comente