Como evitar perder sua inspiração

Tem coisa mais chata do que não saber mais o que fazer para se inspirar? Com estas dicas irei te ajudar a reverter essa situação.

A inspiração é aliada de milhares de pessoas em todo o mundo. Designers, cozinheiros, professores, músicos e etc. Algumas pessoas nascem com ela e outros a adquirem com o tempo e trabalho duro, mas o que todos têm em comum é que sempre acontece uma crise e, do nada, ela some! A boa notícia é que, na maioria dos casos, isso é passageiro e reversível, veja às dicas:

Publicidade

• Se a ideia faltou, pare o que está fazendo!

Não adianta você forçar a sua mente a voltar a trabalhar naquilo que já sumiu. Isso acontece muito quando sua mente está cansada, mas você insistiu em trabalhar, ela cria esse lapso de memória para te forçar a parar e, desta forma, descansar. Sendo assim, não se desespere e pare o que está fazendo, tome um café, saia para tomar um ar… Em resumo, desvie-se daquele projeto por alguns minutos e volte do começo. Verá como a ideia retorna mais tranquila.

• Se o entusiasmo diminuiu tome uma injeção de ânimo.

Trabalhar em completo silêncio pode se tornar desanimador com o tempo e afeta o momento criativo. Ligue o som com sua lista de música preferida, ande um pouco pelo cômodo enquanto usa o controle do som para liga-lo e exercite-se de alguma forma para lembrar o seu corpo que o momento de “paradeiro” já acabou. Em seguida retorne ao que estava fazendo com o som ligado – de preferência músicas que não dão sono.

• Procure trabalhar em dois projetos ao mesmo tempo.

Um com mais urgência do que o outro. Dessa forma quando você encher a paciência com um, recorra ao outro, mas focando no que é mais urgente. Quando você está produzindo em um que vai demorar um pouco mais para entregar, você acaba se cobrando menos e isso lhe dá várias ideias. Mas lembre-se: Qual que você tem que entregar primeiro? Baseado na resposta anterior, em qual deve dar mais atenção primeiro?

Publicidade

• Nada funcionou até agora.

A inspiração depende do seu estado de espírito, que tal você se afastar por meia hora para ver um pouco de TV, tomar um banho relaxante ou, se estiver na empresa, sair da sua sala para tomar um ar e um café?Espairecer sempre ajuda.

• Converse com quem entende do assunto.

Acontece muito das pessoas resolverem fazer algo que não dominam. As ideias aparecem com força total no começo, mas não vão até o fim e bate aquele desespero. Junto com o desespero, bate também a falta de inspiração. Nessas horas o melhor é buscar por quem entende do assunto e questionar sobre o projeto, se está legal, se ele mudaria alguma coisa, se tem alguma dica ou observação… Sempre que conversamos com quem entende mais e que está disposto a ajudar, a inspiração transborda com força.

• Não se sobrecarregue.

Mesmo que sua capacidade te diga que você pode fazer múltiplos trabalhos simultaneamente, evite isso. Primeiro que, se com um só você já fica sem ideia, imagine com vários onde você precisa se dividir para dar conta? Além do mais, com tanto para daqui, para dali e os para-paras eventuais do dia-a-dia, você pode acabar não dando conta. Se policie nesse sentido também, sua inspiração agradece.

Bem, a pesar dessas dicas, manter a inspiração não é nada fácil. Às vezes uma simples distração e é posto tudo a perder com um golpe só, mas basta você ter cuidado e manter a linha. Mais uma dica e última que te dou é não se apressar. Veja escritores que lançaram excelentes livros com anos investidos em cada um destes, eles não tiveram pressa, dependiam da inspiração e foram pacientes com eles mesmos. Experimente isso, ser paciente com você mesmo!

Publicidade

Comente