Como evitar problemas ao alugar uma casa

Você está procurando um local para morar? Leia o texto abaixo e evite problemas ao alugar uma casa ou apartamento.

Alugar um apartamento ou casa é a melhor saída quando ainda não se tem condições de adquirir um imóvel próprio. Porém, qualquer pessoa nessa situação deve ler a Lei do Inquilinato para não ser passado para trás e também não ser pego de surpresa durante a vigência do contrato de locação. Antes de assiná-lo, leia as dicas abaixo e veja como evitar problemas ao alugar um apartamento para morar:

Publicidade

– Quando você for visitar uma casa (ou apartamento) faça uma verificação geral. Onde tiver madeira, confira se não há cupins. Se for um prédio, consulte o zelador e questione se o local não apresenta ou apresentou problemas estruturais;

– Entre em contatos com os vizinhos. Pergunte sobre segurança, barulho e até mesmo sobre o meio de transporte, caso você dependa de ônibus. É importante confirmar como fica a região quando chove. Se o local alaga ou corre riscos de desabamento, procure alternativas;

– Na hora da assinatura do contrato, esse deverá conter fotos que mostrem como está a casa no momento da entrega das chaves ao locatário. Porém, no momento em que o inquilino devolvê-las, o local deve estar exatamente como lhe foi entregue.

Publicidade

Durante o contrato, pode haver a necessidade de o locador precisar vender o apartamento/casa alugado. Por lei, o inquilino tem preferência de compra e deve ser informado por meio de um documento. O “sim” ou “não” precisa ser respondido também por carta, em até 30 dias. Se não houver interesse na compra, a casa deve ser entregue em três meses.

O inquilino tem por dever pagar os valores do aluguel. Havendo alguma dificuldade em honrar com o compromisso, o recomendado é tentar uma negociação. Se mesmo assim as prestações permanecerem atrasadas, o proprietário do imóvel pode acionar a Justiça com uma ação de despejo.

Os reparos a serem feitos na casa, relacionados a problemas estruturais como precariedade das telhas, infiltrações e paredes com rachaduras, são obrigações do locador. Já os danos provocados pelo locatário como azulejos rachados, devem ser da sua própria conta. Outra informação importante é sobre mudanças na estrutura do local. Quebrar paredes e modificar ambientes somente com a autorização do proprietário, ok?

Existem quatro maneiras de alugar um lugar para morar. Veja cada uma delas:

Seguro aluguel: o inquilino paga o valor de um aluguel e meio por ano, com a vantagem de poder parcelar. Ao proprietário é uma ótima opção, pois garante o pagamento do aluguel se o locatário não puder pagar. Já esse não precisa passar pelo trabalho de conseguir um fiador e ainda garante serviços de mão de obra para pequenos reparos a serem feitos no seu novo imóvel.

Caução em dinheiro: o inquilino deposita um valor correspondente a três meses de aluguel, devendo ser sacado somente se houver atraso no pagamento. No dia em que as chaves forem devolvidas, o inquilino recebe o valor depositado, com juros de poupança, contanto que o aluguel esteja em dia.

Fiança: o fiador dá um imóvel como garantia para atrasos no pagamento do aluguel. Esse imóvel não pode ser vendido, salvo se for substituído por outro.

Sem garantia nenhuma: nesse caso, quando o pagamento atrasa, o proprietário aciona a Justiça para o despejo em 15 dias.

Os direitos e deveres são para todos. Basta cumprir.

Publicidade

Comente