Como evitar que seu filho faça xixi na cama

Descubra as prováveis causas da enurese noturna e como ajudar seu filho.

Aprender a lidar com o xixi na cama dos seus filhos é sempre um desafio a mais para os pais, principalmente quando o tempo vai passando e eles vão crescendo mais e mais. Mas o principal fator a se considerar aqui é que, do ponto de vista médico, a enurese noturna é normal, pelo menos até os 5 anos. Passando disso, cabe a você ajudar o seu filho a se livrar deste mal.

Publicidade

Causas

A causa exata da enurese noturna nem sempre é possível de ser verificada, mas algumas causas prováveis que podem ser levantadas. Um problema comum e físico, é quando a bexiga da criança é pequena, não suportando a quantidade de urina que deve ser armazenada, com isso, a bexiga da criança enche antes da noite terminar. Crianças com sono mais profundo, tendem a não conseguir acordar e acabam urinando durante a noite.

A incontinência urinária é um problema hereditário. Se ambos os pais tiveram quando crianças, é bem provável que o filho também tenha. Se um dos pais foi acometido disso, há 30% de chance que a criança também sofra desse mal. Embora haja casos de crianças que fazem xixi na cama sem que nenhum dos pais tenha feito.

Existe também a possibilidade de crianças que nunca tiveram problemas relacionados a isso venham a enfrentar de uma hora para outra. Nesse caso, a causa em geral é devido a algum estresse emocional, como perda de um ente querido, problemas escolares ou até mesmo o nascimento de um irmãozinho.

Publicidade

Como ajudar seu filho

Certifique-se que seu filho beba bastante líquido durante o dia, de forma que ele vá ao banheiro nesse período, evitando assim que faça xixi durante a noite;

Na hora do jantar, dê algo para seu filho beber e explique que aquela será a última bebida do dia;

Verifique pessoalmente se a criança vai ao banheiro antes de dormir, mesmo que não sinta vontade de urinar;

Explicar para as crianças que isso é normal e que não se sintam culpados é importante para evitar possíveis transtornos;

Nunca repreenda seu filho, nem puna eles por isso. Elogie as noites que ele conseguir passar sem fazer xixi na cama.

Quando levar seu filho ao médico

Crianças menores de 5 anos não precisam ir ao médico para tratar a incontinência urinária. De acordo com pediatras, isso é normal até esta idade.

Aos 7 anos, um único episódio não é necessário procurar ajuda médica, até mesmo em idades mais avançadas, fatos isolados podem vir a ocorrerem.

Procure um médico apenas se seu filho, maior de 5 anos, tiver episódios diários de enurese noturna. O médico irá avaliar cada caso e analisar as possíveis causas e quais os tratamentos mais adequados.

Publicidade

Comente