Como evitar transpirar demais

Suor em excesso nem sempre é causado pelo calor. Veja as dicas para evitar transpirar além da conta.

É constrangedor se ver com aquela rodela de pizza embaixo do braço. É comum que pessoas que sofrem com a transpiração excessiva usem camisas mais escuras para disfarçar as manchas de suor. Porém, fique em alerta se o suor começar a surgir em lugares inusitados como a palma das mãos e a planta dos pés. Você pode estar sofrendo de uma doença chamada hiperidrose.

Publicidade

Quando a hiperidrose passa a interferir nas relações pessoais e causar outros tipos de constrangimento, é necessário começar a pensar em um tratamento para tentar resolver o caso. Essa é uma doença que aparece na adolescência, atingindo 4% da população mundial. Aplicações de botox são bastante eficazes para o excesso de suor nas axilas. O efeito dura entre oito meses a um ano. A dificuldade está no valor, salgado para muitos, e que gira em torno dos R$ 2 mil.

A ansiedade também causa excesso de transpiração. Você mesma já deve ter reparado que em momentos de maior tensão aquele fiozinho desagradável de suor começa a escorrer pelas costas. Ou então se concentra nas axilas e deixa também as palmas das mãos molhadas. Contudo, não esquente a cabeça. Essa é uma situação normal e que cessa assim que o estresse vai embora e nos acalmamos.

Existem remédios que ajudam a controlar a sudorese em excesso. Entretanto, devido aos efeitos colaterais, esses medicamentos só podem ser prescritos por médicos.

Publicidade

Outra solução para o problema é a simpatectomia, um procedimento que cauteriza os gânglios que produzem o suor. O risco, no entanto, é o paciente passar a suar em outra região do corpo.

Quando a transpiração não é causada por doenças ou ansiedade, é muito mais fácil controlá-la.

Veja as dicas e fique sequinha por bem mais tempo, inverno e verão:

– Sempre que possível evite as altas temperaturas e ambientes fechados sem circulação de ar;

– Ao se expor ao ar livre em dias quentes e abafados, use roupas leves, claras e arejadas.

– Alimentos que elevam a temperatura do corpo devem ser evitados. Pegue leve na pimenta e nas refeições muito temperadas;

– Álcool, alimentos pesados, calóricos e gordurosos ativam o suor. Tente resistir às tentações gastronômicas;

– Bebidas quentes irão fazer você transpirar mais. Café, chás e chimarrão servidos em temperaturas altas não são aconselháveis para quem sofre com esse problema;

– Tenha sempre na bolsa ou na gaveta da mesa do escritório desodorantes que contenham na fórmula cloridrato de alumínio.

Na dúvida, consulte um especialista.

Publicidade

Comente