Se você anda esquecendo se trancou a porta depois de sair ou onde guardou as chaves do carro, não culpe a idade. Este post ajudará você a trabalhar seu cérebro e lembrar as ações ao longo do dia.

Quando se fala em exercício para o cérebro, não se trata da questão física em si, mas sim de práticas para melhorar o raciocínio lógico, a memória, a capacidade de absorver novas informações. Ele é um órgão capaz de se organizar e reorganizar, aprender e desenvolver novas habilidades.

Como exercitar a memória

Coma mais

Assim como o corpo, nossa mente também precisa de cuidados para funcionar de maneira ideal. Um fator muito importante é a alimentação. A falta de nutrientes e glicose no corpo pode causar disfunções cerebrais como dificuldade de raciocínio, sonolência, cansaço mental, déficit de atenção, entre outros. Comer pequenas quantidades de alimentos como frutas e iogurte durante os intervalos entre as refeições principais é recomendado.

Durma melhor

Um dos grandes vilões da boa memória é a dificuldade para dormir ou sono inadequado. Quando dormimos bem o cérebro armazena as informações colhidas durante todo o dia e as aperfeiçoa conforme recebemos novos dados. É importante ter um horário de sono adequado, pois tanto sono em escassez quanto em excesso pode deixar a mente cansada e causa envelhecimento precoce.

Leia!

Muitas vezes a dificuldade de raciocínio e memória está ligada à falta de leitura. Ler enriquece o vocabulário, fortalece as ligações neurológicas e melhora a capacidade de aprendizagem, além de ser um ótimo meio de se livrar por uns instantes da correria do dia a dia.

Repita e divirta-se

Apesar de não parecerem muito emocionantes, jogos como palavras cruzadas, caça-palavras, xadrez, trava-língua e jogo da memória podem se tornar muito divertidos, pois além de exercitar a mente, possibilita o descobrimento de várias novas informações. Praticando constantemente, o resultado é ainda melhor, já que o cérebro responde muito bem a padrões e repetições.

Chega de bagunça

A organização é outro fator importante no bom condicionamento cerebral. Quando você tem contato constante com locais organizados, sua mente tende a organizar-se também. Uma boa maneira de começar é colocando tudo no lugar em seu escritório, sala de estudo, quarto, enfim.

Mexa-se

Praticar exercícios físicos é bom para mente e corpo. Exercícios aeróbicos, de respiração, de força, são ótimos para manter tudo em seu devido lugar e ajudam a oxigenar o cérebro.

Inove

Aprender coisas novas é importante para a memória, pois se o cérebro não recebe novas informações com frequência, perde a capacidade de armazená-las depois. Sair da rotina vez ou outra faz bem, seja para fazer um novo curso de desenho, seja para aprender boxe.

Lembre-se: alimente-se bem, durma, seja repetitivo de um modo agradável, pratique exercícios e algo que tenha curiosidade em aprender. A prática é o segredo para uma boa memória e raciocínio. Desse modo, lembrar as coisas antigas e aprender novidades será bem mais produtivo.

Receba mais sobre "Como exercitar a memória" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário