Como facilitar sua vida na cozinha

Você pode facilitar e muito sua vida na cozinha. Leia as dicas abaixo e descubra como.

Se você não tem muita intimidade com a cozinha, já sabe que pequenos detalhes que passam despercebidos podem estragar toda uma receita ou fazer com que você fique mais tempo remendando o que deu errado. Para que isso não aconteça com tanta frequência, leia as dicas e sugestões abaixo e facilite sua vida na cozinha.

Publicidade

Ovos

Quer saber o segredinho para descobrir se o ovo está bom? É bem simples. Coloque-o inteiro dentro de um copo de água, observando para que a ponta esteja virada para baixo. Se ele afundar é porque está fresquinho. Se o ovo boiar, não precisa nem abrir. O destino é a lata de lixo. Na hora de preparar uma receita, nunca abra o ovo direto sobre os outros ingredientes. Se ele estiver podre irá estragar toda a sua receita. Quebre-o em um recipiente em separado e somente depois o misture com os demais.

Salsinha seca

A salsinha dá um toque especial para qualquer prato. Porém você deve ter cuidado para pôr na comida somente quando ela estiver bem seca. Primeiro lave o maço muito bem, removendo as folhas dos cabos. Use papel toalha para secar ou a coloque em um secador de saladas. Pique a salsinha e ponha em um pano de prato limpo, torcendo o tecido para que o líquido saia por completo.

Descascando cebolas

Há uma explicação científica para tanto choro quando cortamos uma cebola (ou várias). Ao ser picada ou fatiada ela libera vários compostos químicos, entre eles o enxofre. Ao entrar em contato com os olhos, ele se transforma em um ácido, irritando-os e nos levando às lágrimas. A sensação é bem desconfortável. Drible isso cortando a cebola gelada debaixo da água corrente. Se preferir, corte-a em algum lugar que seja ventilado, como uma janela ou próximo do ventilador.

Publicidade

Descascando o tomate

Retirar a pele do tomate não é uma tarefa muito fácil para alguns. Para que você não perca seu tempo, com o auxílio de uma faca afiada faça um X na base do tomate. Depois coloque-o em uma panela com água fervente por poucos segundos e em seguida provoque um choque térmico mergulhando o tomate em um recipiente com água gelada. A pele já pode então ser retirada a partir do X. Ela sairá facilmente como se fossem folhas.

Pimentões digestivos

Há quem sinta que a digestão fica mais lenta depois de comer o pimentão. Que tal retirar a pele? Lave o legume em água corrente e depois o enxugue. Passe um pouco de óleo ou azeite por todo ele e espete um garfo grande. O próximo passo é acender a chama do fogão e deixar o pimentão bem pertinho, chamuscando-o de alto a baixo e por todos os lados. Ao chegar nesse ponto, a pele estará pronta para ser removida com o auxílio de um papel-toalha.

E então? Curtiu as dicas? Vale a pena pô-las em prática!

Publicidade

Comente