Como fazer a barba corretamente

Se você ao fazer a barba se corta constantemente, sofre de alergias, já usou diversas marcas de barbeador (inclusive os elétricos), e já tentou também a amizade com a depilação à cera, saiba que o problema pode não estar nos instrumentos usados para o barbear, e sim na maneira como se barbeia. Tipos de pele, momento no qual fazer a barba e uma possível sensibilidade de pele são fatores determinantes para uma barba bem feita. Confira aqui algumas dicas de como fazer a barba corretamente.

Pele seca? Jamais!

Sim, esse é um erro que muitos homens cometem: seja por preguiça, por falta de tempo, ou por achar que não há problema nisso, muitos tentam fazer a barba à seco. A espuma para barbear é muito importante e indispensável, já que é ela que vai amaciar os pêlos do rosto (facilitando muito mais o barbear e evitando possíveis cortes), além de ajudar a hidratar a pele.

Publicidade

Espuma preparada… mas a pele está limpa?

Fazer a barba com a pele suja é outro pecado muito cometido. Um pequeno corte feito pelo barbeador na pele suja pode causar problemas graves como uma infecção, dificultar a cicatrização e até deixar manchinhas na pele. O mais indicado é praticar o barbear após o banho, que é o momento no qual a pele está livre de impurezas, os poros estão mais abertos e assim, mais fáceis para barbear.

Movimentos da lâmina, sem mistérios

Publicidade

Há muita gente que diz que existe um tipo de movimento certo para fazer a barba crescer volumosa, outro movimento para crescer mais “lisa”, outro para fazê-la demorar mais a crescer… não é preciso nem dizer que a maioria dessas dicas são mitos, certo? Na verdade, a única dica que se comprova como sendo certa é a que diz para passar a lâmina em movimentos que acompanhem a direção do crescimento dos pêlos, e sem forçar o barbeador contra a pele. Esse tipo de cuidado evite pêlos encravados, cortes e possíveis alergias que o contato bruto da lâmina com a pele pode causar, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. O uso de loção pós barba sem álcool ao final do barbear também é super indicado, e você ainda fica com a pele bem mais bonita. Um lembrete importante: JAMAIS utilize a espuma do sabonete para na hora de se barbear, a espuma do sabonete pode causar alergias sérias por conter corantes, aromatizantes artificiais e afins, e assim como na pele suja, se cortar utilizando espuma do sabonete pode causar infecções sérias e problemas de pele.

Pele sensível… posso usar lâmina de barbear?

Para peles sensíveis (que muitas pessoas têm e nem sabem disso), o mais indicado é dispensar o uso da lâmina de barbear. Nesses casos de pele irritadiça, que apresentam vermelhidão e coceiras após o barbear, costuma-se optar pela depilação com cera ou o uso de gel depilatório (os pêlos do rosto caem minutos depois da aplicação do gel, e é totalmente indolor). Se você tem pele muito sensível, também é contra indicado fazer uso de bronzeadores, filtros solares e perfumes logo após o barbear.

Publicidade

Comente