Como fazer a dieta dos carboidratos complexos

Você não precisa tirar o pãozinho da dieta para emagrecer. Confira abaixo a dieta do momento.

A maioria das pessoas que inicia uma dieta sente uma dorzinha no coração só de pensar que é preciso retirar o carboidrato do cardápio. Afinal, eliminar pães, massas e o arroz podem ser uma tortura para muita gente. E não raro, as desistências são bem frequentes.

Publicidade

Mas esta situação pode mudar com a dieta dos carboidratos complexos ou dieta de baixo índice glicêmico. Consumir carboidratos complexos ou integrais faz com que o processo de digestão seja mais lento, haja menos liberação de açúcar no sangue e por serem ricos em fibras ajudam o intestino a se movimentar.

A diferença para os carboidratos de médio e alto índice é que estes favorecem o aumento do peso. Para você que ama batata, pão francês e arroz branco, um alerta importante. Eles são absorvidos mais fácil e rapidamente pelo organismo e por este motivo elevam a taxa de glicose no sangue. O resultado é que você sente fome pouco tempo depois de ter feito a refeição.

Alimentos considerados de baixo índice glicêmico possuem valor igual ou menor a 55 e estão liberados nesta dieta. Veja quais são eles:

Publicidade

– Cenoura crua (16);
– Brócolis, pepino, berinjela, espinafre, alface, tomate e repolho (20);
– Lentilhas (38);
– Ravióli integral, leite integral e abobrinha (39);
– Batata-doce e feijão-manteiga (44);
– Pão integral, ervilha fresca e iogurte com açúcar (48);
– Maçã (52);
– Aveia ( 55)
– Amendoim (21).

Coloque no seu cardápio uma porção de alimentos de baixo IG no café da manhã, almoço e jantar. A porção é equivalente a 1 fruta, 2 colheres de sopa de arroz ou 4 colheres de sopa para os demais alimentos da relação. Já legumes e verduras estão liberados. É só mandar ver!

Em compensação há alguns alimentos cujos valores de IG são mais elevados e devem por isto ter seu consumo reduzido. Confira os de médio índice, cujo valores ficam entre 56 e 69 e devem ser ingeridos somente uma porção de 100 gramas por semana:

– Suco de maçã (58);
– Espaguete (59);
– Laranja (62);
– Pêssego em lata (67);
– Arroz parboilizado (68);
– Feijão cozido (69);
– Biscoito de água (69).

Para os alimentos que possuem alto índice de IG, ou seja, acima de 70, vale a regra acima de comer uma ver por semana:

– Pão branco (100);
– Mel (104);
– Trigo cozido (105);
– Batata frita (107);
– Tapioca (115);
– Batata cozida (121);
– Chocolate (84);
– Bolos (87).

Invista na dieta dos carboidratos complexos, perca peso e ganhe saúde!

Publicidade

Comente